sábado, 6 de fevereiro de 2016

Pescando na Praia da Enseada em Barra Velha


A pescaria de hoje foi na praia da enseada em Barra Velha - SC.
O lugar é simplesmente magnífico, protegido por se tratar de uma reserva para a procriação da Coruja da areia, uma espécie hemigâmica (só tem ali) da região.

A praia da Enseada margeia um lingo lago natural, a estrada de chão tem como companheira de um lado o lago e do outra a praia. Por se tratar de uma reserva é proibido acampamentos e construções no local, criando uma excelente praia para prática da pesca de praia, sem falar no privilégio de não possuir banhistas, surfistas, vendedores e até salva vidas. Ressume-se em pescadores e visitantes que somente passam e apreciam o local.

Levei para minha escaria todo meu arsenal, não queria perder a chance de boas fisgadas. Instalei minha SuperCast de  3,80m com molinete Marines Sport XT6000, esta utilizei para pescar mais ao fundo após a terceira linha de arrebentação, uma vara curta para pesca a curta distância com molinete XT2000, e minha Versus 3600T 3,80m com um molinete Marines Elite 3000. Todos com linha 0,20mm com arranque de 0,35mm com duas e três pernadas.

Meu erro já iniciou na isca, acabei esquecendo de comprar uma boa isca. Lembra de minha dica sobre iscas, pois é, utilize sempre camarão que você mesmo tem vontade de comer. Acabei levando camarão que tinha na geladeira e já passou por dois congelamentos, estava borrachudo e sinceramente, não comeria.

Mas mesmo assim, tentei compensar com minha técnica e minha tralha. Armei as varas com 7 a 8 metros de distância uma das outras, uma em cada valeta de pesca, uma na primeira arrebentação, uma na segunda e outra bem ao fundo.

Depois de 1,5 de pescaria, pensei que a coisa não seria muito boa, nem sinal de peixe e minha decepção foi aumentando. Comecei a pescaria por volta das 16:00 horas e até as 18:00, nada, nem um beliscão, só o que me consolava era olhar os demais pescadores, que também não tiravam nada na água.

Minhas mulheres (filhas e esposa) chegaram para me buscar e ficar um pouco por ali, e minha frustração foi se transformando em pânico. Comecei a analisar meus erros, o local e o ambiente, observei que mais uma vez a água estava muito quente, mas muito mesmo, outro fato, muitos peixes mortos na areia. São dois sinais desfavoráveis, peixes mortos pode ser resultado de pesca predatória, onde barcos passam com a rede, rastelando tudo que encontram. 
A água quente do mar é outro fator, pelo que observo em dias assim o peixe procura por águas mais frias, talvez por sentir calor, brincadeiras a parte, a água quente afasta as criaturas da areia e afugenta o peixe por não encontrar nada para comer.

E assim bateu as 20:00h praticamente e não obtive nenhum sucesso, a isca borrachuda, água quente, peixes mortos compensaram o belo dia, com água clara, formação das ondas muito boa pra criação de canais e minha vontade.

Fica para próxima, e fica aqui minha dica "pesque apenas com camarão que você sinta vontade de comer", caso contrário a pescaria somente vai lhe render bons momentos na natureza.



Nenhum comentário:

Postar um comentário