quinta-feira, 5 de abril de 2012

Peixes Nativos - Jundiá - Chorão

JUNDIÁ (Rhamdia quelen)
ou Chorão.


Espécie de couro de água doce, da família Pimelodidae, pode atingir até um metro de comprimento e 10 quilos de peso. A sistemática do gênero Rhamdia é confusa desde que foi descrita. Recentemente, pesquisadores promoveram uma ampla revisão taxonômica do gênero, baseada em caracteres da morfologia interna. A conclusão é que esse gênero é formado por apenas 11 espécies entre as 100 anteriormente descritas.

O que mais chama a atenção na espécie é seu padrão de cores – entre marrom e bege – mas principalmente as formas irregulares das manchas, muito semelhantes às de uma onça pintada. A pigmentação da parte inferior da cabeça é variável. Possui grandes barbilhões que lhe servem como órgão sensitivo, cabeça achatada e maxila superior um pouco mais longa que a inferior.

Seu corpo é revestido de couro, apresentando uma longa nadadeira adiposa. O espinho da nadadeira peitoral é serrilhado em ambos os lados, sendo os olhos de tamanho médio. Esse peixe é onívoro, com uma clara preferência por outros peixes, crustáceos, insetos, restos vegetais e detritos orgânicos.
Iscas para Jundiá: Camarão Morto, Sapo de Borracha, Minhoca, File de Peixe, Salsicha, Figado.

Deve-se ter muito cuidado ao manuseá-lo, possuem esporões nas nadadeiras dorsais que calção muita dor.
Os esporões são serrilhados, desta forma ao penetrar na pele são difíceis de tirá-los.
Sua pescaria tem maior resultado em dias que a água do rio está turva ou ao entardecer quando saem de suas todas para se alimentar.
Vale lembrar que se deve utilizar anzol sem fisga de preferencia biodegradável, pois possui o costume de engolir o anzol dificultando a retirada, macucando muito o peixe o que  impossibilita a devolução ao rio.

Características: coloração acinzentada-escura, ventre branco.
Habitat: rios com fundo arenoso, remansos de rios e próximo à boca do canal onde procura alimento.
Ocorrência: todo o Brasil
Hábitos: notrunos.
Alimentação: Onívoro.
Ameaças: poluição e destruição do habitat.

Nenhum comentário:

Postar um comentário