quinta-feira, 16 de janeiro de 2014

Dicas de um Pescador - Melhor dia para Pesca de Peixe Espada - 6o parte

Devido a inúmeras solicitações e perguntas na seção de dicas de hoje quero falar de alguns assuntos ligados a melhores possibilidades de captura do peixe Espada.

Vou deixar de lado explicações sobre a espécie e faço o convite para quem não conhece pesquisar em minha seção sobe Peixes.

Sempre sou questionado se existem dias que são mais favoráveis a captura dos peixes Espadas. Realmente minha opinião inicial sempre será, se você tem um tempo sobrando para pescar, não perca tempo e vá.
Mas tentando ser um pouco mais racional e tirando conclusões de experiências sobre a pesca dessa espécie posso dar algumas opiniões e explica-las por que.

Primeiro:
A primeira é que em dias que ocorreram chuvas no mar, ou a orla está mais "mexida", onde o fundo está com maior movimentação o peixe espada está mais ativo.
Isto ocorre basicamente por se tratar de uma espécie totalmente predatória e agressiva. Com o fundo em movimento força suas presas a se movimentarem e saírem de seus esconderijos. Outro ponto é que peixes menores de cardume também se movimentam mais a procura de alimento que é levantado pelo movimento do mar. Como o Peixe Espada é uma espécie de águas frias e profundas o fato força a caça na orla do continente.

Segundo:
Quando ocorre uma retração do mar Azul sobre a água do mar verde (da orla) ocorre a maior presença da espécie. Repare quando olhar na praia uma divisão entre uma coloração verde e outra azul no mar. O Azul indica água mais limpas com densidade e temperaturas diferentes, quando ocorre uma retração deste tipo de água sobre a água da orla de praias (mais verde com temperatura maior) o peixe espada que é de locais profundos acaba caçando mais próximo as praias e costões.
Este fato geralmente ocorre quando o vento está soprando do mar para a praia, por isto escuta-se em muitos locais o mito que o peixe espada vem com o vento e com o mau tempo.

Terceiro:
Sem sombra de dúvida a captura ocorre com maior facilidade a noite.  Em minha opinião na madrugada é o melhor momento para captura é onde se acha os cardumes e com eles os maiores exemplares.
Como esta espécie é de água profunda e fria ela possui maior preferência pela escuridão, onde saem em cardumes das profundezas para a superfície do mar onde estão os cardumes de peixes menores. Desta forma, quanto menos iluminado o lugar for melhor é a captura.
Já tive a experiência em que os melhores lugares são realmente os mais afastados sem influência da iluminação da cidade. Costões mais retirados ou quando você está em embarcação longe da orla tumultuada, barulhenta e iluminada, sua possibilidade de captura é muito maior.

Espero que minhas dicas poça ajudar a possuir melhor rendimento em suas pescarias, venho sempre utilizando-as e tem dado resultado.

Peixe Espada de 3 kilos

10 comentários:

  1. Wilson, muito maravilhoso seu post. Adorei também seus outros blogs, adorei o que fala de gastronomia e vinhos e sobre as flores.

    ResponderExcluir
  2. Você me dá permissão para citar você e seu post em um e-book que estou produzindo?

    ResponderExcluir
  3. Show de bola .minha última pescaria de espada peguei 40 kilos

    ResponderExcluir
  4. Show de bola ...valeu pelas dicas Belo post.

    ResponderExcluir
  5. Parabén! Continue nessa de orientar os leigo como eu.

    ResponderExcluir
  6. Boa dica, realmente todas certas, já passei por todas as situações e é assim mesmo.
    Parabéns

    ResponderExcluir