sexta-feira, 29 de janeiro de 2016

Pescaria de final de tarde produtiva.

Nesta Sexta devido a alguns trabalhos próximo do litoral, as 17:00 horas já estava pronto e disponível para dar uma pescadinha. O pessoal ficou de  férias na praia e a "galinha dos ovos de ouro" (eu)  já estava de volta trabalhando.

Costumeiramente saímos de casa na sexta no final da tarde e vamos para a praia, no sábado pela manhã já estamos por lá, com as férias de minhas meninas e minha esposa ficaram na praia, o tempo de ir até em casa e voltar ganhei de pescaria.

Desta vez, iria pescar com duas varas, uma a longa distância para a terceira onda, utilizando minha Sport Marines Versus 3900T e outro equipamento a curta distância na primeira onda, com uma vara curta Sport Marines SuperCast  com Molinete XT2000.

O mar estava com a água clara, ondas com boa formação com a maré iniciando a fase de alagamento, ótimo momento para produzir muita ação a curta distância, pois os peixes menores procuram a maré cheia como oportunidade de colher animais da areia.

Após alguns ajustes e uma sobre posição de linhas (Acabei arremessando a linha da vara a curta distância sobre a linha da outra vara). Ocorre uma navalhada na vara a curta distância, um Baiacu passou legando tudo e não teve o azar (ou a sorte para mim) de ficar preso em um dos anzóis. Sabendo disto a pescaria muda, pois terei que possuir muita sensibilidade para fisgar o danado. Troquei os empates navalhados, isquei, posicionei a linha no mesmo local, e fiquei com a vara em punho.

Não demorou muito para um beliscão, uma fisgada vigorosa com a resposta de um puxão do outro lado, peguei o danado. Fui recolhendo e sentindo o tradicional peso de linha, o baiacu quando percebe sua captura se infla virando um peso morto.

Isto me faz lembrar o motivo que os pescadores esportivos odeiam este peixe, não possui muita briga, pelo menos os menores, alem de necessitar muita técnica para fisga-lo sem empate de aço. Eu já gosto, é um desafio tirar um desses do mar. O garoto era pequeno, tirei com cuidado o anzol que estava no canto da boca, vale lembrar que um descuido com este peixe e você leva para casa somente a metade do dedo. Tirei a foto e deixei que ele se recupera-se na água até voltar a nadar e parar com o disfarce de quase morto.

Muito bem, arruma-se novamente todas as varas, troca-se as iscas, arremessa, muda de posição e direção e finalmente uma fisgada em minha vara maior. Senti que era um peixe pequeno, recolhi e um pequeno bagre veio tirar uma foto na areia. Beleza, tá valendo, voltamos para o arremesso.
Mais uns beliscões na vara a curta distância e um telegrama foi passado, a ponta de vara treme feito louca, este não era um bagre. Fisguei e comecei a recolher, senti o "zigue e zague" na onda, lá vem um surfistinha, um pampinho a curta distância. Este bicho é realmente brigador e sabe fazer uma boa apresentação de entrada. Tirei o anzol e minhas meninas correram me pedindo para soltar, deixei minha filha mais nova soltar o pequeno que saiu igual um torpedo para dentro da água, minha pequena comentou "peixe foguete pai".

Ótimo, o que importa é a ação. Então chegou a vez de minha Versus 3900T, um pelo telegrama de ponta de vara, gosto de uma fisgada assim onde a ponta da vara aponta para o local onde está o peixe. Fisguei apenas para confirmar, pois com a festa da ponta da vara não precisava mais nada. Logo pude ver na onda o "Surfista" levando a linha de um lado para outro, um Pampo já com um tamanho um pouco maior. "Etá guri valente!!!", brigou até chegar na areia, fazendo um trepidar como se estivesse encima de uma frigideira com  óleo fervendo.
Tirei o garoto e devido ao tamanho maior, soltei eu mesmo. Coisa linda ver o "Peixe Foguete" sair a toda para dentro do marzão.



Para completar mais dois bagres pequenos saíram até o final da pescaria. As meninas já estavam pedindo para voltar para casa. Maravilha de pescaria, com bastante ação e variedade de peixes, tradicional na pesca de praia.


O tempo está começando a melhorar para a pesca de praia, alem de estarmos chegando a calmaria depois do fim de ano, com as previsões dos jornais que vai chover em pancadas durante o dia, muita gente fica em casa o que diminui a quantidade de gente na praia liberando para pesca. Eu já sou o contrário se vai chover uma chuva amena e espaçadas é ótimo motivo para pegar uns Paratis que gostam desta condição de tempo, alem de não ter ninguém na praia, só pescadores como eu.


Um comentário:

  1. Show!!! Sou fã!!! Além da pescaria em si, ensinar as crianças a importancia do pesque e solte e a preservacao!!! Parabens!!!

    ResponderExcluir