sábado, 20 de fevereiro de 2016

Dicas de um Pescador - Pescaria de Praia - Regulagem correta do freio do molinete

A alguns dias atrás fui surpreendido por um rapaz que perdeu a chumbada em um arremesso na praia. Na ocasião emprestei a ele uma chumbada e dei a missão para que ele me devolve-se. O rapaz pescou e fez isto, me devolveu, mas fiquei pensando no motivo que ele passou por esta situação. Perder a chumbada não me fazia diferença, caso ele não me devolvesse, só queria que ele refletisse no motivo que levou a ele perder a chumbada.

Quero falar hoje sobre a correta manutenção e regulagem do molinete na pesca de praia. Este processo é fundamental na pesca de praia e muitas vezes não é nem conhecido pela maioria dos pescadores veranistas.

Aqui vai minha Dica sobre a correta regulagem do freio do molinete. 

O molinete na pesca de praia possui a primordial função de permitir ao pescador uma briga com o peixe justa e emocionante, alem de possuir a capacidade de armazenar muita linha deve permitir que os arremessos sejam o mais longos possíveis, deixando que a linha seja liberada livremente.

Mas sua função não para por ai, em uma briga o peixe pode fazer investidas repentinas forçando a linha a um trabalho ao qual ela não foi projetada, gerando ao invés de uma  captura uma nova história de perdida de peixe. A regulagem do molinete neste momento vem compensar a pequena expusera da linha que deve ser fina entre 18mm a 20mm. Para tal, quando a linha for forçada o freio do molinete deve soltar linha automaticamente compensando a força do peixe.

Outro motivo da correta regulagem do freio do molinete também serve de segurança caso em um arremesso o molinete baixe a trava, ou quando o pescador esquece a trava abaixada.

Para regular o freio do molinete aperte o freio aos poucos, a linha não deve ficar totalmente presa, teste puxando a linha, ela deve sair com certa força. A linha deve sair nem facilmente, nem tão pouco com muita força a ponto de quase arrebentar a linha. 

Esta regulagem é uma segurança, para não arrebentar a linha em puxões muito forte, nestes casos o molinete deve ceder liberando linha. Eu pessoalmente gosto de deixar um pouco frouxa, assim poço assistir as levadas de linha e o roncar do molinete liberando linha com peixes mais brigões.
Deixo o chicote com a chumbada levantadas e balanço a vara, o peso do chumbo deve liberar um pouco de linha mas não deve correr até o chão. O ideal é que libere em torno de 30cm de linhas em cada batida.

Vai aqui minha dica para os pescadores iniciantes. Ela vai evitar que você perca chumbadas ao arremessar por deixar o molinete travado.

Outra pequena dica: Leve material sobressalente, chumbada, arranque, chicote, anzol... Não precisa ser muito mas que pelo menos poça dar continuidade a pescaria.




Nenhum comentário:

Postar um comentário