quinta-feira, 18 de fevereiro de 2016

Fly-Caipira nos Lambaris - Aproveitando o final do horário de verão

Para finalizar bem o termino do horário de verão, hoje consegui chegar em casa por volta das 18:00h e como a chuva de final de dia parecia não aparecer, me mandei para um rio rochoso em uma cidade próxima. Estava louco para matar saudade dos lambaris sendo pescados com a técnica de Fly-Caipira, já fazia tempo que não conseguia ir até lá, ou por motivo de mal tempo ou por motivo de oportunidade mesmo.


A água do rio estava meio turva, mas comparado com outros rios ainda era clara, se é que dá para entender. Deixei meu carro em um clube próximo e fui ao meu local preferido, um pesqueiro que permite acesso ao meio do rio e espaço para os arremessos.

Coloquei minha mosquinha de fly especial para lambaris, uma boia de arremesso da Deconto número 1, arrumei o molinete e mandei brasa já no primeiro arremesso os lambaris responderam com vários ataques. Porem tinha que ajustar o tempo de recolhimento estava meio exagerado, este fato é muito importante no Fly-Caipira, não é só arremessar e ir recolhendo, existe toda uma técnica de perceber como o peixe está respondendo.

Se estão mais ao fundo, se estão manhosos (com pouca fome não fazendo ataques fortes), que tipo de inseto estão preferindo banquetear.

Mais um arremesso e mais ataques, era questão de tempo em capturar o primeiro. Arremessei em um local onde vi ataques na superfície e diminui o recolhimento tristicamente. A resposta foi a primeira captura, "eta garoto brigão", fui recolhendo aos poucos e assistindo o pequeno peixe levar a linha de um lado para outro. Sei que já falei isto em outra ocasião, mas se o lambari tivesse o triplo do tamanho que tem, ninguém tiraria este peixe da água. 

Tirei a foto, deixei que meu amigo se recuperasse e soltei ele no rio, saiu nadando tranquilamente. Era um lambari sadio e grande, sinal que os pescadores este ano deram uma trégua para eles.
Mais um arremesso e mais um garoto brigão, dessa vez era ainda maior, que maravilha, muita ação é assim mesmo que eu gosto.
Tirei mais este com muito cuidado, foto, recuperação e voltou para o rio. Vale disser que deve-se tomar cuidado para tirar o anzol e não apertar muito o peixinho, embora brigão é muito frágil.


Bateu um vento e nas berradas das montanhas foi se formando nuvens de chuva. Arremessei mais algumas vezes e nada de peixe, depois que a rajada de vendo parou, mais um garoto foi capturado.
E assim fui arremessando de capturando, três lambaris na sequencia, muito legal, não perdi a prática.


Hoje o recolhimento tinha que ser lento, deixando a boia de arremesso correr um pouco e dando novas cutucadas de ponta de vara. Assim era fatal, era só aguardar algum Lambari brigador pegar a isca.
Então no final da tarde para acabar com minha festa, mais ao longe chegou alguns garotos pulando em um poço na água e fazendo muito barrulho.

Minha pescaria terminou em oito lambaris, todos de tamanho grandes. 
A chuva começou a pingar e a roncar trovões, era hora de ir para casa.

Adoro este peixe, ainda mais pescando com a técnica de Fly-Caipira, acredito que desta forma a pescaria fica mais justa para o peixe alem de termos o desafio de simular uma mosquinha e enganar peixes tão arriscos como estes.

Sempre agradeço a Deus por lugares como este e rogo sua proteção para que permaneça assim como sempre foi até agora.
Um rio de águas cladalosas, rochoso com lambaris e saicangas em suas águas.

Sol de 39 Co, muita proteção é fundamental.

Lambari Surfando

Grande Lambari

3 comentários:

  1. Excelente!!! Sou fã de lambaris e lugares lindos como este!!! Parabens.

    ResponderExcluir
  2. Excelente!!! Sou fã de lambaris e lugares lindos como este!!! Parabens.

    ResponderExcluir
  3. Sou do tipo de pescador que pescou tem que comer.... quaisquer peixes.... os pequenos dão trabalho, mas são uma delícia...

    ResponderExcluir