terça-feira, 10 de fevereiro de 2015

Tenkara - O Milenar Fly-Caipira Japonês.

Recentemente através de minhas pesquisas sobre técnicas de pescas com moscas secas e iscas artificiais, me deparei com o Tenkara Japonês.
Em alguns comentários postados, algumas pessoas confundiram o Fly-Caipira como sendo o próprio Tenkara por considerar a pesca com varas um fato semelhando a nossa pesca de interior com varas de Bambu.

O Tenkara Japonês trata-se de uma técnica totalmente diferente das demais, desenvolvida a milênios pelos pescadores de montanha no Japão. É uma forma de utilizar moscas secas em rios rochosos e com corredeiras. Mas não podemos deixar de notar em sua aparente simplicidade e elegância dos movimentos  a graciosidade da técnica que encanta qualquer observador.

O Tenkara Japonês como técnica possui estilo próprio, com linha, iscas (Moscas Secas Kebari) e movimentos únicos da técnica. Provavelmente o Tenkara seja o precursor do Fly-Fishing tradicional e desta forma avô do Fly-Caipira.

No Tenkara não temos um carretel de linhas como no Fly-Fishing, da mesma forma que as moscas utilizadas possui diferenças em formato e ação na água. A linha utilizada possui peculiar particularidade não sendo necessário mudanças de espessura para facilitar o arremesso, no Tenkara a vara compõe o conjunto da linha e faz todo o trabalho de impulsionar a mosca de forma precisa e graciosa no ponto certo.

Com a técnica é possível explorar poços e piscinas menores que com o Fly-Fishing ou com o Fly-Caipira, não possua espaço de arremesso. No Tenkara um simples córrego é suficiente para fazer a pescaria, podendo realizar trabalhos em locais apertados e como presa a tradição, ao meio de rochas e cachoeiras.
Engana-se aquele que imagina que a técnica é simples ou semelhante a pescaria com vara em barrancos, possui movimento próprio e que deve ser desenvolvido, caso contrário o pescador não conseguirá impulsionar a mosca no local pretendido.

Mas não para por ai, a isca ao cair na água deve ser guiada pela corredeira e apoiada pela linha para não afundar ou ser levada para baixo. O momento da fisgada é sutil e depende exclusivamente do pescador para fisgar o peixe, não ocorrendo fisgadas por engano ou por ataques em que o próprio peixe faz o trabalho.

Realmente a técnica me encantou e me impulsionou a um novo universo de pescarias. A junção de simplicidade e técnica fascina qualquer apaixonado por pescarias.


Vale a experimentar e apurar a técnica.

Tralha simples do Tenkara

Nenhum comentário:

Postar um comentário