segunda-feira, 9 de fevereiro de 2015

Ajude a Salvar o Planeta. Tenha Atitude.



Caro amigo, caso você tenha como hobby a pesca assim como eu, quero lhe deixar preocupado. Em apenas 50 anos a maioria dos peixes esportivos corre risco de extinção, caso a degradação do mundo continue no rumo que está.

Desta forma, o mínimo de você faça, que você mude de seu comportamento, fará diferença, se todos tiverem a mesma atitude podemos retardar esta degradação e até reverte-la.
O clima está diferente, e com ele muda as marés, muda os ventos, muda a temperatura das águas, rios secam, mares ficam aquecidos... uma catástrofe global.

Vai aqui algumas das atitudes que mudei de meu comportamento, tentando amenizar a minha parte, na esperança de pelo menos não consumir os recursos de nosso planeta, de nosso lar:

- Pratique o Pesque e Solte: Este assunto já abordei diversas vezes. É necessário soltarmos nossos companheiros de pesca, não é o bastante apenas soltar os pequenos, mas todos, proteja o peixe, respeite a criatura que nos alegra. Pratique o pesque e solte e incentive outros a aderirem esta atualização do pescador esportivo, do pescador do futuro.

- Lugar de Lixo é no Lixo: Adote a postura de nunca sujar. Se você estiver em um lugar procure deixa-lo como está. Se for a um rio, não quebre arvores de suas encostas, não deixe lixo para marcar sua presença, lembre-se de levar de volta para casa apenas o que levou de casa.
Tenha uma atitude de Herói, se ver lixo na água, margem de rios, lagos ou praias. Recolha, ajunte e leve para o local apropriado. Lembre-se que aquele lixo, uma hora ou outra vai acaber em seu anzol.

- Recicle tudo que puder: Consuma produtos mais naturais e prefira produtos que não geram lixo. Recicle tudo, separe orgânicos de metais, vidros, papel e plastico. Recicle o óleo de cozinha, não jogue pelo ralo, não polua a água. Estes poluentes destroem as águas dos rios, logo nossos amigos serão os maiores prejudicados.
Por que não aderir a onda de utilizar refrigerante, cervejas e outras bebidas com "cacos" (garrafas) retornáveis. Alem de poluir muito menos ainda tem uma boa economia no bolso.

- Não desperdice água: Lave seu carro apenas uma vez por mês. Diminua seu banho para 5 minutos, se ensaboe com o chuveiro desligado, assim você não gasta água nem luz. Não troque a roupa excessivamente, claro não ande com roupa suja, mas não exagere na troca de roupas diárias.
Uma solução muito boa que encontrei são as lavações de carros ecológicas que quase não utiliza água para realizar o serviço, analise, o preço é praticamente o mesmo e seu carro ainda ganha uma proteção extra.

- Utilize combustível orgânicos: Utilize biodiesel, Utilize Etanol (Álcool) alem de não poluir tem fonte renovável. Pague o preço de sua existência e não faça economias burras. O planeta vale muito mais do que míseros reais de diferença entre formas de combustíveis,

Plante Arvores: Plante a maior quantidade de arvores que puder. Não coloque cimento e concreto onde você pode ter um gramado. Tenha em casa flores, eu uma orta, nem que for em pequenos vasos. Mesmo em apartamento você pode cultivar plantas, temperos e até hortaliças.

- Economize Copinhos Plásticos: Se você trabalha em algum tipo de serviço que utiliza copos plásticos, está na hora de pensar um pouco e não utilizar mais este tipo de recurso. Tenha com você um caneco pessoal para café e um copo para água, utilizando sempre que necessário. Esta simples economia tirará da natureza centenas de copos por ano por indivíduo. Fiz esta conta, se tomar dois café por dia e utilizar copo plástico descartável em um ano joguei no lixo 480 copos.

- Utilize a luz natural: Pela manhã, contemple o planeta onde você estiver, abra as janelas e aproveite a luz natural. Não existe nada melhor que ver o nascer do sol enquanto toma o café da manhã. A noite procure utilizar ao máximo a luz ambiente e evite ligar as luzes. Desative as luzes de jardim e que só servem para decoração. Não deixe luz ligada sem necessidade, por que deixar a luz da sala ligada se você está na cozinha? Seja consciente, economize também dinheiro.

Estas são alguns dos comportamentos que mudei e me sinto melhor com isto.
Aqui vai as ultimas dicas quanto a utilização de computador.

Instale o Greenpeace BlackPixel: Achei esta solução muito criativa. Trata-se da instalação de um aplicativo que cria um quadro negro em sua tela de computador. A contribuição da não utilização do seu pedaço de tela somado a todos os que aderirem esta campanha economizará anos de aquecimento global em poucos dias.

Segue o link: http://www.greenpeaceblackpixel.org/

Utilize o GoogleBlack: Tela de pesquisa do google com fundo negro. Ela também possui o mesmo conceito anterior, a tela negra não assente dos pixel de sua tela. A cada pesquisa no Googlo somado a todos que aderirem a campanha ajudará contra o aquecimento global.

Segue o link: http://googlediscovery.com/labs/googleblack/

Proteção de Tela: Mude sua proteção de tela para tela em branco (na verdade ela desliga o visor). Ajuste para ser ativada a cada minuto sem utilização.

E por ultimo, divulgue tudo que você receber de dica que contribua para a não destruição do planeta. Convido você a praticar minhas dicas, assim como eu faço, incentivo e divulgo.

Vamos salvar nosso lar.

Um comentário: