quinta-feira, 12 de fevereiro de 2015

Praticando Tenkará com Pequenos Lambaris.

Estava a algum tempo ansioso para começar a experimentar a técnica de pesca com mosca com o Tenkará Japonês. Para quem ainda não conhece a técnica trata-se do milenar Fly Japonês praticado por pescadores de montanhas no Japão.

Comprei uma vara Tenkara conforme especificações estudadas, telescópicas de 3,6m, são as tradicionais varas vendidas no Brasil para pescas de tilápias e lambaris. Coloquei uma linha de 0,50mm de 4m, e um tippet de 1m de linha 0,20mm.

Esticando a delicada vara do Tenkara

Me desloquei no final do dia, após o trabalho a um rio rochoso próximo de minha casa, em 20 minutos já estava preparando o simples equipamento. Fui preparado para explorar o rio até começar a escurecer, com botina para andar nas pedras e bermuda de naylon para facilitar após o encharque.

Iniciei os primeiros arremessos e notei que os movimentos não eram fáceis como pareciam, a mosca caia logo após a ponta da vara. Como já tinha uma certa experiência com Fly-Fishing, sabia que o arremesso não era uma questão de força e sim de jeito. Ajustei a força do movimento ficando mais leve e em conjunto com meu braço e a mosca começou a ser lançada bem a frente, esticando a linha e caindo graciosamente na água.

Com a técnica pude notar que as tradicionais "pipocadas" na flor da água que atraem o peixe, são muito fáceis de serem produzidas. Fui arremessando e ajustando para que a isca não afunda-se ao ser levada pela corredeira, deve-se levantar a ponta da vara para manter a linha esticada levantando a isca na flor da água.

Aos poucos fui aperfeiçoando a técnica e explorando o rio até achar o primeiro movimento de peixes. Um fato que observei em vídeos é que deve-se evitar aparecer para o peixe fazendo sombra na água, neste caso, a utilização do comprimento da vara é fundamental.

Então iniciou-se as primeiras investidas dos peixes, chegando muitas vezes a fazer barulho na água. Mas percebi que fisgar o peixe necessita prática e precisão para saber o momento certo de retirar a isca da água.
Depois de muitas investidas de pequenos lambaris, consegui trazer o primeiro garoto para uma foto com minha kebari de confecção própria, iniciando uma nova fase para este pescador.

Mais algumas investidas, explorações em outros locais e mais um garoto é capturado. Notei ao meio dos arremessos a necessidade de aperfeiçoamento de minhas iscas, como não sou um mestre do atado, minhas primeiras kebari não ficaram muito boas, com certa deficiência de flutuação.

Lambari fisgado com a pequena Kebari

O que me chamou a atenção na técnica, foi a ação, muitas investidas e ataques maravilhosos, o que deixa o pescador totalmente focado na captura dos pequenos.


Como primeiro contato poço dizer que o Tenkara encontrou mais um adepto.  Quanto a técnica tenho muito a aprender e praticar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário