quinta-feira, 15 de janeiro de 2015

Dicas de um Pescador - Pescaria de Praia - Toque de Ponta de Vara - 7o Parte

Durante esta temporada de pesca, fui abordado por várias vezes por pescadores iniciantes ou sem experiência em pesca de praia, a pergunto e dúvida geralmente era sempre a mesma.

Como é que sei se tem peixe ou não?
Os mais elaborados:
Como faço  para diferenciar, vento, onda de um peixe?

Minha resposta inicial sempre é muito otimista: "Olha, quando um peixe for fisgado o movimento é inconfundível". E realmente é, peno menos quando o peixe tem certo tamanho.

Desta forma resolvi escrever este artigo para facilitar as coisas para este pessoal curioso e -camarada que encontro no dia a dia de pescaria. Neste material que se segue tentarei ser o mais técnico possível explicando com fatos e experiências os movimentos.

Vamos tomar como base a ponta da vara, descrevendo o movimento da ponta da vara, espaço de deslocamento, frequência e tempo do movimento. Assim podemos representar o movimento de forma gráfica, em um eixo teremos o espaço (Centímetros) e em outro o tempo (segundos).


Movimento de Onda.

O movimento de onda é bem observável sendo longo e lento, diminuindo o balançar da ponta da vara ao passar do tempo.  Para se perceber o movimento observe se ele ocorre sempre que a linha é tocada pela onda.
Geralmente este movimento passa a ser um problema e está basicamente relacionado a espessura da linha. Na pesca de praia se utiliza linhas finas de 0,18 a 0,23 mm, quando é utilizado uma linha com espessura maior está sujeita a sofrer ações do atrito da água sobre ela.

Outro fato é estar com a linha posicionada lateralmente a onda, nesta posição o espaço que sofrerá o atrito é maior mesmo com linhas finas.



Movimento de vento.

O movimento de vento na linha é característico pelo balançar curto e rápido da ponta da vara, sendo constante. Sempre observar o vento em relação a posição da linha e do equipamento, se o vento for lateral a linha vai gerar o mesmo que ocorre com ondas laterais a linha causando maior atrito da linha com o vento fazendo o movimento.
Novamente a situação pode ser minimizada com a espessura da linha e posição da linha em relação ao vento.



Movimento de Beliscadas do Peixe

Este movimento é muito sutil e pode ser observado com maior facilidade com a vara em punho. É semelhante ao movimento do vento, com a diferença que não é constante.
É um movimento curto e rápido de ponta de vara com intervalos de continuidade.  Para ter certeza do que está ocorrendo observe se não está ventando, caso contrário valerá somente a experiência para diferencia-lo com maior propriedade.

Este movimento geralmente é feito por beliscões de peixes pequenos ou peixes de fundo com bocas em formato de sugadores.
Neste caso espere o próximo movimento e fisgue o peixe.



Movimento de Peixe Fisgado.

Este movimento é inconfundível, é o que chamo de telegrama do peixe, consiste em um movimento forte, rápido em uma cadência de três a quatro movimentos com intervalos.
Ou seja a ponta da vara faz três batidas fortes de ponta de vara com intervalos. Isto é explicado pelo peixe abocanhando a isca e nadando de um lado para o outro provocado pela preção contrária ao movimento de seu nado causado pela linha.

Neste caso basta apenas confirmar com uma fisgada, por que a essas alturas o peixe já está fisgado. O movimento contrário exercido pela vara ao retornar a sua posição inicial fisga o peixe.
Desta forma, varas com pontas mais duras serão mais rápidas na fisgada, varas com pontas mais moles serão mais lentas da fisgada.



Movimento de enrosco

Este movimento particularmente é o que mais odeio, claro que qualquer pescador odiaria, pois confirma que estará perdendo isca e oportunidade.
Consiste em um único puxão lento e contínuo na linha, causando peso, puxando a vara. Observar que ocorre com a onda. Claro que em alguns casos pode ser a fisgada inicial de um grande peixe, só que neste caso iniciará a retirada de linha de seu molinete ou carretilha.

O enrosco é lento e morto, é como se alguém fosse na ponta da linha e desse um puxão lento e para-se.

Quando ocorre com muito frequência o melhor mesmo é mudar de lugar ou recolher a tralha de cancelar a pescaria. Pescarias nestas condições de relaxamento passam a ser tormentas para perder material, linha e tempo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário