domingo, 23 de março de 2014

Tentando pescar Farnangaio

Queria realizar uma pescaria nova este final de semana.
Peguei minha vara de 2.80m, com molinete XT4000 da Marines e fui para Praia tentar pegar alguns Farnangaios.

O mar estava colaborativo para este tipo de pescaria, água clara e com muito poucas ondas, dando para ver os pequenos Pampos e Caracus nas ondas.
Ao chegar na praia não vi muito sinal de Farnangaios, geralmente andam em cardumes que é possível de serem avistados nas ondas.

A pescaria de Farnangaios é muito nova para mim, na verdade nunca pratiquei mas já li muito a respeito.
Consiste em utilizar o mesmo material para pesca a curta distância porem ao invés de utilizar na ponta uma chumbada, utiliza-se uma boia de arremesso.
Peguei uma de minhas bóias de arremesso que utilizo para Fly-Caipira e coloquei na ponta do chicote com dois anzois pequenos 5 empatados com 45cm de linha 30mm.

Já de inicio pude ver que a boia para este material estava muito leve, estava utilizando uma boia Deconto número 1, para este caso poderia utilizar uma boia 3. Outro ponto que observei, minha vara estava um pouco rápida (ou dura) demais, talvez uma vara de ação mais lenta permitiria um melhor arremesso.
Mas aos poucos fui adaptando a técnica e ao favor do vento conseguia arremessar em boa distância.

É uma pescaria com ação, pois não ficamos no aguardo como de costume na pesca de praia, arremessa-se e já na sequencia inicia-se o recolhimento. Pode-se variar o recolhimento deixando parado por alguns minutos.

Não obtive nenhuma captura, mas pude ver alguns Pampinhos perseguirem a isca. Coisa que pode-se deduzir que podemos capturar alguns espécimes diferentes dos Fanangaios.
Não pesquei durante muito tempo, em torno de  1 hora, mas não posso deixar de tentar novamente arrumando os detalhes e com mais tempo.

Mesmo material utilizado na Pesca a Curta Distância porem com Boia de Arremesso

Nenhum comentário:

Postar um comentário