domingo, 2 de março de 2014

Carnaval de Pampos

Estava ansioso durante a semana com a expectativa de realizar boas pescarias neste final de semana. O tempo parecia ficar estável com a chegada de uma frente fria no sul.
Realmente o mar estava com a água muito clara ótimo para pescar algumas espécies como Pampos, Betares e Carapicus.

A pescaria principal deste fina de semana seria na praia do Tabuleiro em Barra Velha, gostei muito desta praia no ultima pescaria, pude capturar muitas espécies, sem falar na qualidade e estrutura que o lugar permite.

Amanhecer de sol

Já as 07:00 horas estava com a tralha montada no aguardo de meus amigos peixes, o sol bem a minha frente, ainda fraco se mostrava entre as nuvens um pouco carregadas, mas pelo que demonstrava o vento estava levando-as para outra direção.

Ninguém na praia, somente alguns pescadores ao longe.

Um deles se aproximou e iniciou uma conversa, um senhor bem bronzeado, me pareceu das redondezas, conversamos sobre a pescaria, onde conseguir camarão fresco. Papo vai, papo vem e distraído deixei passar uma vigorosa puxada, a ponta da vara mexeu freneticamente, infelizmente não deu tempo de fisgar e o bicho foi embora sem tirar a foto.

Mais um pouco de pago e percebi que o que meu companheiro queria era alguns camarões para pescar até que o filho dele chega-se com as iscas. Entreguei a ele que saiu galopando para colocar seu equipamento na água.

Por volta das 07:30h apareceu o primeiro amigo, da mesma forma anterior, vigorosamente balançou a ponta de vara, fisguei e fui trazendo pela onda, então pude ver o bicho surfando da onda. Um Pampo Galhado veio tirar uma foto, não era muito grande mas já deu uma briga boa. Realmente adoro este peixe, ele é muito brigador e resistente, dá para tirar a foto sem problema e deixa-lo voltar para o mar, geralmente sai nadando muito rápido.

Estava pescando desta vez com duas varas, minha SuperCast Marines de 4m, XT4000  também da Marines, com  chicote de três pernadas, anzol 6 e 7, chumbo 150g, iscado somente com camarões. E uma vara menor de 3m, também com XT4000 com chicote de duas pernadas, anzol 4, chumbo 100g, iscado somente com minhocas do mar.

Desta forma, possuía um equipamento posicionado atrás da terceira onda (mais profundo possível) e outro a curta distância, entre a segunda e terceira onda.
Não demorou muito para um novo Pampo aparecer, desta vez era um pequenino. Estava gostando da pescaria, pois estava acontecendo o que eu pretendia, muita ação, eram 8:00h, tinha capturado dois Pampos e perdido duas puxadas muito boas.

Como o local possui uma variedade de espécies bem grande, não demorou muito para passar um Baiacu Arara e navalhar meus anzóis, na vara com três deixou apenas 1, da vara com 2 ficou apenas Zero. Faz parte, troquei os anzóis e coloquei alguns empatados com linha 30mm, sei que não é nada frente ao bico de um Baiacu mas me dá uma chance maior, pelo menos já consegui pegar alguns assim.

O sol já estava batendo forte, algumas pessoas começaram a aparecer caminhando pela praia, 8:20h e um bom movimento em minha vara a curta distância. Fisguei e o bicho respondeu levando linha de um lado para outro da praia, isto geralmente é reação de Parati Barbado, fui rebocando o bicho e pude ver na onda um Ubuarana Rato. Tamanho comum para a espécie, no inicio achava até que era uma espécie de Parati mas sem Barba, depois pesquisando um pouco descobri o nome. Este peixe é muito atraído pelas minhocas do Mar, sempre que pesco com esta isca consigo pegar alguns exemplares deles.

Depois de algum tempo, trocando isca e recolocando o equipamento, novamente um novo Pampo Galhado agora um pouco maior aparece, da mesma forma que o primeiro veio surfando pela onda levando linha feito louco. Este peixe sabe realmente marcar presença, briga até a ultima, os Galhados são ainda mais vigorosos e brigadores.

Ubuarana de tamanho padrão

Deu tempo para pegar mais um Pampinho menor antes das 09:30 horas que iniciei o ritual de desmontar tudo e voltar para casa.  Pescaria muito boa, 4 Pampos, um Ubuarana, três fisgadas perdidas, uma navalhada de Baiacu e um lindo e maravilhoso local de pesca.

Certamente retorno pode deixar.


Nenhum comentário:

Postar um comentário