sábado, 8 de março de 2014

Pescaria de Marimbaus na Praia Grande

Semana muito difícil, depois de ter passado a noite no Hospital com meu Pai, fui obrigado a ir sábado para praia, pois já tinha um compromisso agendado a muito tempo.
Sobrando um tempo, fui pescar em uma praia que não pescava a um bom tempo, a Praia Grande em Penha - SC.

Fiquei encantado com a praia, realmente estava um paraíso da natureza, nunca vi neste local água tão limpa e calma. As meninas adoraram, mal chegamos e elas já pediram para ir para água.
Arrumei minha tralha e desta vez possuía um camarão especial, bem fresco de ótima qualidade que geralmente compro próximo ao trapiche de penha.
Este camarão considero como infalível.

Arrumei minha vara menor com um chicote de dois anzóis com chumbo 50g, a outra de 3,8metros coloquei um chicote com três anzóis com chumbo 100g. Estava sem ondas não necessitando chumbos muito pesados, poderia apenas considerar peso para o arremesso.

No primeiros minutos senti umas fisgadas, retirei minha vara menor e estava com um anzol cortado, Baiacú.
Troquei o anzol e reposicionei o equipamento. Novamente alguns sinais sutis, fisguei e nada, deixei mais um tempo pois como estava sem ondas não poderia ter tirado a isca.
Aguardei por mais alguns minutes e retirei minha vara maior, os três anzóis foram cortados, tinha um baiacu navalhando meus anzóis, como não possuía na caixa anzóis empatados com cabo de aço, só o que tinha a fazer era torca-los. Retirei minha outra vara e o mesmo tinha ocorrido, é nesta foi 6 a zero para o Baiacú.

Marimbau - Geralmente ocorre próximo a pedras
Então posicionei os equipamentos mais afastado que podia deste local, pois tinha que considerar o movimento dos banhistas também.
Desta vez deu certo, movimento de peixe, fisguei e veio surfando pela água, pensei que era um Pampo mas ao se aproximar pude observar que se tratava de um Marimbau.
Belo garoto, este peixe dá uma briga boa pois briga na água, não é como um Pampo, mas faz peso ao ser puxado. Retirei com cuidado do anzol e fui para foto.

Minhas meninas estavam se divertindo, vez ou outra um Cangulo se perdia com as ondas pequenas e acabava ficando encalhado na areia, elas pegavam e o levavam para água. Observei que em uma bandeira de Bombeiro que estava fincada dentro de uma espécie de piscina natural que se formou o Cangulo tinha companhia de vários peixes menores, acredito que na verdade ela estava protegendo suas crias.
Também tinham alguns cardumes de pequenos Carapicús.

Minha vara maior novamente dá sinal vigoroso de ponta de vara, fisguei e trouxe mais um Marimbau, dessa vez um pouco menor. Logo minha filha casula correu para pega-lo dizendo que queria soltar desta vez. Expliquei para ela como pegar o peixe e não se machucar e lá foi ela faceira soltar o bicho.

Consciência ecológica
A pescaria teve que ficar por aqui, já estava na hora de voltarmos para casa.
Pois neste final de semana não estava com muito tempo, queria voltar cedo para casa para visitar meu Pai no Hospital novamente.

Resultado foi, dois Marimbaus, um Cangulo salvo, e uma navalhada de seis anzóis de um Baiacu.

Um comentário: