sábado, 4 de maio de 2013

Com vento sul até os peixes ficaram com frio.


Mais uma vez estive pescando nas barcaças dos maricultores na praia do trapiche em Penha - SC. Saiu eu o Sr.Nelson de Blumenau com 31oC, chegamos em Penha por volta das 15:00h com 26oC, as 16:00 horas já estávamos na barcaça com 13oC no vento, sensação térmica de - 1000oC, batendo vento sul com muita força, tivemos que improvisar com uma lona uma proteção, caso contrário não dava para ficar na barcaça.
As ondas batiam forte em um dos lados da barcaça deixando-a encharcada, do outro estava a lona estendida que mais parecia uma vela de barco. O vento e as ondas eram tantas que jogavam pedaços de conchas e alga para cima da barcaça.

Vento de deixar até o Sol com frio

É cantei a bola para o Sr. Nelson - "Hoje vai ser difícil".
Nem um sinal de peixe, acho que até eles estavam com frio. O Sr. Nelson por volta das 17:00h começou a pegar alguns bagres, isto era sinal de pouco peixe, pois geralmente os bagres batem onde não tem nenhuma ameaça.

Consegui por volta das 18:30h tirar uma pequena espada, perdida e doida tinha não mais que 60 cm, retirei a garateia com cuidado e devolvi para desenvolver mais alguns metros e voltar.
Sr. Nelson ficou nos bagres, já tinha tirado três de tamanho bom, eu pessoalmente devolveria, mas o Sr. Nelson, pescador das antigas não desperdiça nada, leva tudo.

Novamente consegui pegar mais uma espada, já era por volta das 20:00h, esta já tinha mais de 75cm. Quase que imediatamente o Sr.Nelson pega uma com a fisga, mascando as iscas sem nenhuma ação. Minha boia que estava lançada mais adiante deu sinal também, dei uma boa fisgada e comecei a rebocar o peixe, sem mais nem menos o bicho parou, pensei ter escapado, mas era outro canivete, nossa esta deveria ter a metade do tamanho da primeira, retirei com cuidado e devolvi para o marzão, até agradeci pela ação, pois tava difícil.

Novamente saiu mais um Bagre, que até deu certo trabalho para tirar, quase que Sr. Nelson leva uma fisgada. Por volta das 22:00h tirei mais uma espada de 75cm e ficou nisto, vento batendo, frio que até os charutos semi congelados pareciam quentinhos.

Só dava para pescar de um lado da barcaça.

Tinha uma camisa de lã esquecida provavelmente pela pescaria do dia anterior, mesmo com três camisas de manga longa o Sr.Nelson colocou ela por cima. Como eu não sinto frio, sentia meus ossos doerem, realmente tava bravo.

Então para completar o Sr. Nelson tirou uma Moreia, o que ele chama de "Cobra", para ele foi o basta - "Vamos embora, antes que morremos congelados, acho que hoje não vai dar nada".
Nossa meu parceiro é mais teimoso do que eu - "Não vai dar nada?" e já era meia noite. Arrumamos tudo e o Zé veio nos pegar, ele mesmo comentou - "Seissãoloco,hojevocêssóvampegargripe", falando rápido como de costume.

E o resultado da pescaria, este sofrimento todo, mas nesta alegria de pescar foi 4 espadas para mim, Sr. Nelson pegou uma espada, 4 Bagres e uma Moreia. Pelo menos pegamos alguma coisa.

O maiorzinho do dia não tinha um metro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário