domingo, 12 de maio de 2013

Dias das mães, dia das Saicangas

Hoje dia das mamães quero parabenizar todas as mães, principalmente as que estão em minha vida, minha mãe querida e minha esposa companheira para todas as horas.

No final da tarde depois de almoço e café sobrou um tempinho para mim matar a saudade dos lambaris, este final de ano nem deu tempo de visita-los. Peguei minha pequena vara com micro molinete, minha caixa de iscas para lambari e me mandei para o Rio Encano em Indaial - SC.

A água esta extremamente limpa, praticamente transparente, sou agraciado por Deus por ainda poder desfrutar de um lugar como este. Comecei com a spinner lambari da Deconto, com o rio limpo coloquei uma clara, uma de cor laranja e já nos primeiros arremessos pude perceber que os lambaris já tentaram ataca-la.

Mas ficou só nisto, então mudei para algumas mosquinhas que adquiri, são muito pequenas e na água confesso que até eu me confundo. Fiz alguns arremessos e a perseguição foi maior, capturar um danadinho seria questão de tempo. Mudei a posição de arremessos e finalmente um danado foi fisgado, um lambari de tamanho bom, aqui no rio Encano possui a espécie de rabo vermelho, pessoalmente considero ela mais agressiva que o lambari relógio.

Rio com Água Clara.

Continuei os arremessos e pude perceber a perseguição de uma saicanga na isca, imediatamente troquei a isca para uma maior, coloquei uma porvinha grande de cor vermelha. Quase que imediatamente no meu arremesso as saicangas responderam com vários ataques mas sem sucesso de captura.

Primeiro Lambari Corajoso

Tirei o Fly Caipira e coloque minha matadora de Saicanga um a pequenina articulada que parece um sapinho. No mesmo arremesso obtive vários ataques e no segundo arremesso trouxe a primeira Saicanga, muito brava e sadia.

Saicanga muito brava

Depois deste momento foi vários ataques e capturas, com variações de superfície e agressividade. As Saicangas são peixes muito agressivos atacam com velocidade a presa o que dá uma sensação emocionante na pegada. Pude presenciar uma enorme Saicanga bater, fisguei mas ela deu um salto e se soltou.

Panorama do Paraíso

Matei a Saudade deste peixe que pessoalmente tenho grande estima, foi um destes peixes que me iniciou na pesca com iscas artificiais no mesmo rio que pesco hoje.

Resultado da pescaria 5 Saicangas e um Lambari, com mais de 10 ataques sem captura, ótima pescaria.

Olha não tive 2 horas de pescaria e sinceramente fazia algum tempo que não recebia tantos ataques. Geralmente as saicangas aparecem em meio aos Lambaris, mas em pouca quantidade. Hoje parecia que o cardume todo do rio estava ali para brincar comigo, muito obrigado Deus "Anhamnham" (Deus africado dos peixes).

Pena que a maior não consegui capturar, acho que seria meu record em tamanho.


Maravilha de Saicanga.

Um comentário:

  1. Adoro esse peixe... é um dos mais esportivos. Linda isca artificial, articulada, garatéia pequena e de meia água... como procede no toque de vara? pode me passar o nome da isca?

    ResponderExcluir