domingo, 28 de abril de 2013

Seção Nostalgia - Molinete Antigo Guang Wei

Quem que mora em casa e não tem um tal "quarto de bagulhos", bem chegou o dia de dar uma arrumada na tralha do quarto, entre máquina de roçar grama, barraca de acampamentos, pé de pato e outras bagulhadas encontrei uma caixa com material velho de pesca.

Para minha surpresa encontrei lá no fundo meio enferrujado meu primeiro molinete.
Deveria ter uns 18 anos quando comprei, na época sem tecnologia e com material contrabandiado do Paraguay chegavam as primeiros molinetes "made in china" no Brasil, mais baratos e acessíveis dava para encarrar. Então comprei um Guang WEI GD500r, em sua lateral está ainda impresso "Since 1982".

Guang WEI GD500r de meados dos anos 90.

O que me admira é sua robustez, o adesivo meio dourado ainda está intacto de pois de tanto tempo.
Junto com ele comprei uma vara telescópica para molinete de alguma marca Chinesa desconhecida que nem tem tradução para caracteres latinos.

Com ele fiz minhas primeiras brincadeiras na praia de Gravatá e Navegantes do município de Navagantes - SC. Também cometi minha maior "gafe" na praia, estava eu e meu cunhado (Na época era apenas amigo) pescando próximo a uma pedra chamada Miraguaia na praia de Gravatá  quando fisgo o que parece o peixe do seculo, levou muita linha até que começo a recolher, do mesmo modo que começou a levar linha parou, parecia ter soltado, novamente uma nova reação levando a linha de um lado para outro na onda. Começou então a juntar gente ao lado, no calçadão e a comentar - "É grande". Dava para ver o bicho se debater quando chegava na arrebentação levando linha para dentro novamente.

Sinceramente, já tinha uma pequena multidão ao redor, alguns mais afoitos entrando dentro da água para ajudar a tirar o monstro da água. Depois de quase 20 minutos de briga, decidi trazer o bicho para a areia, comecei a fazer um trabalho mais rigoroso com a vara recolhendo linha, quando chegou próximo da arrebentação o mesmo estardalhaço. Alguns homens entrarão na água e tentaram pegar o suposto monstro marinho.

Para minha decepção e vergonha tinha pegado um saco de linhaça, fisguei bem na boca de se enchia feito um para quedas levando a linha para o fundo. Da mesma maneira que a multidão se fez, também se desfez.
Voltei para casa de mãos abanando, mas ri muito desta história muitas vezes.

Pescaria é assim, dificilmente não terás uma para contar.

Limpei ele com carinho e levei para dentro de casa para guarda-lo em um lugar mais seguro.

2 comentários:

  1. MEU AMIGO PESCADOR, MAS VOCÊ PESCOU

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro Cesar,
      Mesmo sendo um equipamento muito modesto, tive muitas alegrias com ele. Claro não peguei grandes exemplares, mas consegui algumas produtividades. Vai muito do local, dos peixes disponíveis e da isca.
      Como já mostrei em algumas matérias, já pesquei com chicote todo feito a mão utilizando pedra como chumbo e peguei da mesma forma. O equipamento ajuda sem sombra de dúvida, mas a experiencia do pescador, acredito, seja o principal.

      Grandes Pescarias para você.

      Excluir