segunda-feira, 1 de abril de 2013

Dicas de um Pescador - Pescaria de Praia - Iscas 4o Parte

Continuando a apresentação de dicas de minha aprendizagem na pesca de praia vou falar um pouco sobre as iscas a serem utilizadas.

A pergunta que sempre me é feita é a mesma, qual a melhor isca para ser utilizada na pesca de praia?

Bem para responder esta pergunta vou utilizar a razão.
Se você vai a uma peixaria a possibilidade de você encontrar picanha é maior do que encontrar filé de pescado? Claro que não.

Da mesma forma o peixe procurar encontrar o que ele foi procurar na praia.
Minha primeira dica sobre isca par pesca de praia é, procure utilizar como isca o que você encontra na praia, pois é esta isca que o peixe veio procurar na praia.

Claro que o camarão sempre é uma isca universal e muito encontrada no fundo no mar, em costões e na arrebentação das ondas na praia. Mas um peixe que vai até a praia procura as criaturas que estão na areia da praia.

Desta forma se você encontrar muitas tatuíras a possibilidade de possuir maior produtividade com elas é maior do que com o camarão. Ou mesmo se possuir muitos mariscos da areia, é sinal que vai existir peixes que possuem bicos ósseos para quebra-las, por sua vez a possibilidade de encontrar baiacus aumenta.

Então PRIMEIRA DICA:  Procure utilizar como isca o que você encontra na praia.

SEGUNDA DICA: Para garantir leve sempre camarão fresco, colocando sempre descascado e de preferencia sem utilização de material para fixação. O camarão é uma isca universal que caso você não tenha produtividade em encontrar as iscas naturais do local vai ajuda-lo.

Algumas iscas encontradas nas praias:

Tatuíra:


"Tatuí ou tatuíra é o nome comum da espécie Emerita brasiliensis (Schimitt, 1935)[1], uma espécie decrustáceo decápode anomuro da família dos hipídeos. Dificilmente passam dos quatro centímetros de comprimento (mas é possível o crescimento até sete centímetros). São encontrados enterrados na areia das praias brasileiras, a pouca profundidade[1]. Têm coloração branca. São usados na culinária. Sua presença é um indicador da qualidade ambiental de uma praia: praias com um certo grau de poluição ou de presença humana não costumam mais apresentar tatuís[2]."

Tente isca-la de preferência viva.


Para faze-lo inicie enfiando o anzol logo após iniciar o rabo, entre o casco e a primeira vértebra, empurre até sair para o outro lado vire em direção a barriga e coloque a fisga até aparecer na superfície do casco. Assim ela permanecer-a viva e sua produtividade aumentará enormemente.

Corrupto
"Corrupto (Callichirus major, Stimpson, 1866) é um crustáceo decápode cavador, que pertence a famíliaCallianassidae, apresenta indivíduos maiores atingindo aproximadamente 20 centímetros de comprimento, tendo o abdome com coloração amarelada. Possuem garras em forma de pinças sendo uma delas bem maior que a outra. Deve-se tomar cuidado com os espécimes de maior tamanho, já que sua garra pode causar pequenos ferimentos. São apelidados de Corruptos, pois são muitos, não "aparecem" e são difíceis de capturar.
Vivem em praias rasas de areia fina, próximos à linha d'água, em profundas tocas verticais escavadas na areia. Quanto maior o buraco, maior o animal que nele habita. Alimentam-se de matéria orgânica em decomposição e de pequenos animais. Geralmente seus buracos ficam expostos apenas durante durante amaré baixa, -0,2m ou mais. Portanto, de acordo com a tábua das marés, verifique o dia mais adequado, num horário em que a água esteja em seu ponto mínimo. Nos buracos cobertos pela água, o Corrupto estará mais próximo à superfície."
Para captura-lo é necessário equipamento de sucção apropriado. Pode-se utilizar os fazedores de buracos para guarda sol que são encontrados em todas as lojas de praia. Ao observar um buraquinho com bolhas assim que passar a onda é sinal de um corrupto, utilize a sucção e capture a criatura. Alguns peixes possuem preferência por este crustáceos entre eles os Pampos e Betaras. A foto acima mostra uma maneira de isca-lo.

Marisco da Areia:
São encontrados na areia sempre que a onda passa observa-se movimento de seu retorno para o fundo.
Estão sempre na flor da areia e costumam ser levados pela onda, assim que são descobertos por ela, retornam cavando a areia a dentro.
É necessário a utilização de alicate para romper seu casco. Basta quebra-las e colocar no anzol dando várias entradas e saídas pela seu corpo. É ótima isca, por ser fibrosa dificilmente sai do anzol. Tenho observado que é uma isca muito apreciada pelos Bagres. Geralmente em praias que possuem em abundancia estes mariscos possuem também Bagres e Betaras.


Aqui foi minhas dicas, boa pescaria.

Nenhum comentário:

Postar um comentário