sábado, 6 de abril de 2013

Meu primeiro Espada de 3 kilos

Neste final de semana realizamos mais uma pescaria nas balsas de maricultura em Penha - SC.
Eu e meu amigo Sr. Nelson saímos logo as 13:30 horas passamos em uma peixaria para comprar Charutos Frescos e Mariscos e as 14:30h já estávamos colocando as tralhas na barca do barqueiro que chamamos simplesmente de "Zé".

A bordo do Perola Negra.


O mar estava um tapete, o céu totalmente azul, nenhuma nuvem, nada de vento, a temperatura estava 30 oC mas estava agradável pois o tempo seco de uma massa de ar polar (Segundo noticiário) fez a diferença.
A ideia desta vez era tentarmos pegar alguns peixes diferentes, como Pampos, Marimbaus, Baiacus e se tivéssemos sorte Corvinas.

Mar tapete, Céu Azul, Vento Parado.


Assim que instalei a tralha toda comecei a colocar o equipamento  para pescar mais ao fundo do leito. Coloquei um pequeno chumbo tipo gota com um chicote de duas pernadas iscados com mariscos e a outra uma cauda de charuto.

Por volta das 16:30 horas pintou o primeiro "Guri", já dando muita cabeçada e levanto a linha para baixo da barcaça. Sorte que estava com uma linha muito forte de 60mm, vara especial maciça com Molinete Marines Sport XT 6000, pude rebocar o peixe, logo pude ver planchar o pelo Marimbau, o maior que peguei até hoje, deveria ter em torno de 1,5 kg.

Logo chegou o "Zé" novamente trazendo mais dois companheiros, não querendo ser egoísta  mas  espantou os peixes. Muito papo até todos se arrumarem e por volta das 18:00h mais um Marimbau apareceu, não era muito grande. Sr. Nelson iniciou a pescaria com um Bagre Branco mais um Marimbau.

Com a chegada da noite iniciamos a troca para a tralha de Espadas, já tinha feito minhas iscas, preparando os empates com garateias e ficamos no aguardo. Não demorou muito para a primeira espada bater em minha vara que deixei em meia água (por volta de 6 metros). Não era das maiores mas animou o pessoal, uma espada média de 1 metro.

Feliz com o Marimbau

Depois desta primeira só foi alegria, bem pelo menos para mim e para o Sr. Nelson. Pegamos uma atras da outra, todas de tamanho média de 1m a 1,2m. Até peguei um canivetinho de 30 cm, tirei com cuidado a garateia e mandei de volta para a água.

Desta vez o espetáculo foi grande, teve espada saltando de um lado para outro com a isca na boca, teve espada atacando a boia luminosa e até uma doida que pulou sozinha para dentro da barcaça. Elas estavam muito ativa, pudia-se ver o cardume nadando ao redor da barcaça, estava perigoso colocar a mão na água e receber uma mordida.

Por volta da meia noite elas começaram a responder nas boias que arremessávamos mais longe da barcaça, estas eram de tamanho grande, retirei minha vara que pescava ao fundo e deixei somente a com a boia mais ao longe, até por que já tinha pegado o suficiente (Você deve possuir consciência e bom senso de saber quando parar), deixei minha vara combate da Marines Sport com o XT 2000 fazer o trabalho.

A Garateia tira-se depois, bicho tem dentes de navalha.

Até que após três boias serem levadas para o fundo e fazer o espetáculo que chamo particularmente de Ovni, a boia realmente foi levada para o fundo e não retornava mesmo puxando com força, o bicho era grande, levando a linha de um lado para o outro, foi uma visão inesquecível.
Trabalhei o bicho e deixei cansar, fazendo força e deixando o peixe levar linha, fui trazendo para a borda da balsa e quando fui tira-la da água, uma nova investida para o fundo, reboquei com força e puxei o bicho. Uma enorme espada de 3 kilos, nunca tinha pegado uma tão grande, medimos ela 1,8m, que animal bonito, para mim se tive-se pego uma dessas no inicio da pescaria já tinha ido para casa.

Bichão Bonito, Pare-se a cara de um cavalo.

Encerrei a pescaria com ela, já tinha pegado minha cota com direito de muita história para contar.

Pessoal, apenas lembrando, Peixe Espada para captura deve ser acima de 75cm, se bem que acho que esta cota deveria ser aumentada para 1m, pois pessoalmente, não é por que peguei esse monstro, mas são pequenas ainda um bicho com 75cm.

Resultado da Pescaria 10 Espadas, 2 Marimbaus e 1 Monstro

Não vejo a hora de voltar.

Um comentário: