domingo, 14 de abril de 2013

Matando a saudade dos Pampos em dia maravilhoso de Sol


Após uma temporada de muita chuva, não acreditei no lindo dia que vi pela manhã. Como iriamos arriscar em ir no dia anterior mesmo com chuva para a casa de praia de minha mãe, arrumamos as meninas e nos mandamos para a praia. Liguei para minha mãe, mas com a chuva já tinham retornado no sábado mesmo, como já tinha ficado com a chave para ir no final de semana anterior, decidimos passar o dia por lá.

Céu Azul, Sem onda, Água limpa, dia lindo

Eram 9:30h quando chegamos em Penha, só abrimos a casa e fomos para a praia.
Arrumei minha tralha e em menos de 5 minutos já estava com a linha na água, tinha novidade, consegui algumas minhocas da areia e estava louco para pescar, os Pampos adoram este tipo de isca.

Mal joguei a linha na água, senti uns beliscões, o mar estava tão calmo, sem vento e com poucas ondas que ao mínimo toque na isca dava para perceber. Tirei por várias vezes a isca e percebi que estava sendo beliscada, deduzi que era os caranguejos.  Mas também só as minhocas, o camarão descascado nem tocavam. Na parte da manhã só ficou mesmo a beleza do dia, nenhum toque considerável.
Apenas deu para curtir as meninas brincando na areia e passeando de mão dada.
Ao retornar perguntei a dois pescadores que estavam mais adiante e que já estavam na praia antes de mim, disseram que estava muito estranho, nada, nem um puxão.

Na verdade, dias muito lindo tenho comigo que não é um dia bom para pescaria. Minhas experiências não foram boas e quando utilizo a razão para achar o motivo, me vem a mente, o que o peixe vai fazer na praia sem onda? Se não tem onda, não tem comida, pois não é levantado pelas ondas os quitutes que os peixes gostam (tatuiras, minhocas, camarões...).

Retornei as 16:30 para a praia. Já mudou um pouco, algumas ondas mais discretas mas a água continuava limpa, dia realmente lindo. Não demorou muito para sentir alguém passar um telegrama em minha supercast 2 metros (esta vara tem 20 anos, já contei isto outro dia). Tirei ela do suporte e fisguei, o guri respondeu dando algumas cabeçadas, fui recolhendo linha e pude ver o Pampo surfando na onda.  Gente, como estava com saudade de ver esta sena maravilhosa. Um Pampo Galhado, muito bonito, veio tirar algumas fotos neste dia de cartão postal. Tirei algumas fotos e fui ao meu ritual de soltura, deixei a onda bater e ele respirar um pouco, quando senti que estava recuperado soltei o guri, pude velo nadar onda a dentro.

Foi um ritual de pequenos puxões, até uma grande puxada que acabei perdendo por me atrapalhar com o suporte.  Logo minha esposa chegou com  as meninas, todas encasacadas e reclamando de frio. Realmente estava frio mesmo, dava para sentir o calor das ondas quando se aproximavam na areia. Comecei  a perceber novo movimento de peixe, troquei a isca e experimentei colocar com cada pedaço de camarão um pequeno pedaço de minhoca.

Duble de Pampo

Mal arremessei e senti alguém na linha, fisguei e quando sentir que estava preso, fui recolhendo devagar dando pequenos intervalos,  a técnica deu resultado logo senti outro querido na linha, fisguei e senti o volume. Pensei, acho que consegui um "duble" e não é que era isto mesmo que aconteceu, tirei um duble de Pampos, um pampo galhado e um pampo amarelo. Minha esposa ficou de fotografa e exagerou nas fotos, acho que bateu umas 10, melhor garantir. Após todas as poses, fui para o ritual de soltura, deixando eles respirarem soltando na sequencia.

Na minha vara de 3m apenas pequenos puxões. Comecei a colocar pequenos pedaços de minhoca o que fica mais difícil para o peixe tirar e piquei com a vara empunhada.
Não demorou muito para sentir os beliscões, fisguei por várias vezes e peguei o danado. Um pequeno pampinho amarelo, muito pequeno, tirei o anzol com cuidado, fotos e retornou para a água crescer no marzão.

Deu tempo para tirar mais um outro pampinho até retornarmos para casa. Com a saída do sol, realmente ficou muito frio, estava ficando congelado.  Voltamos para casa, tomar um banho quente e retornar para casa.

Pequenino valente

O ultimo do dia.

Maravilha de dia.

Saudade batida e renovada. Que dia maravilhoso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário