quinta-feira, 25 de abril de 2013

Dicas de um Pescador - Pescaria de Praia - Iscas 5o Parte

Falando mais um pouco sobre iscas para pesca de Praia.

Neste final de semana pude praticar mais um pouco da pesca de praia e desta vez fui mais ousado.
Digo isto quando o pescador leva para a praia apenas a vara, anzol e alguns chumbos, com a "ousadia" de utilizar como isca o que encontrar na praia.

Esta técnica favorece a pescaria por que apresenta para os peixes o que ele está acostumado a encontrar na  praia. Para potencializar a pescaria o melhor mesmo é apresentar a isca o mais fresca possível, sempre dando preferência a isca viva.

Mas claro, isto implica em técnicas de isca-la no anzol que elimina por exemplo a utilização de elásticos de amarração e outros artefatos para preservar a isca o maior tempo possível no anzol.

Aqui quero dar a Dica de como iscar tatuíras no anzol simples.
Fiz os teste, a produtividade da pescaria aumenta em torno de 50% com esta técnica, isto por que quando jogada na água a tatuíra tentará se enterrar na areia se tornando um petisco muito atrativo para peixes como Pampos, Bagres e Betaras.

Como Iscar Tatuíra Viva.

Utilizo o seguinte sistema, inicio a penetração do anzol na primeira vértebra do rabo.
Seguindo com cuidado até conseguir virar o arco do anzol.
Posicionando  por sua vez a ponta do anzol na barriga até aparecer a ponta no casco da Tatuíra.

Isto manterá ela viva durante muito tempo, prendendo-a de forma satisfatória no anzol.
Ocorreu casos comigo que mal joguei a isca pude sentir os peixes tentarem pega-las o que aumentou a sensação de ponta de vara.

Mas seja consciente: Capture as tatuíras que vai utilizar, não mate o bichinho desnecessariamente.
Eu faço o seguinte, se tenho uma vara com um chicote de três pernadas, capturo 6 tatuíras, deixando 3 de reservas. Quando utilizei as reservas, capturo mais 6.
Dou este alerta por ver pescadores capturarem baldes de tatuíras e no final da pescaria despeja-las na praia quase de 80% todas mortas.
Este crustáceo embora sua aparência ser robusta, morre com facilidade fora da água.


Pesque consciente,   solte seu parceiro de pesca (Peixe), não desperdice isca, preserve a natureza e seja realmente um pescador esportivo.

Vara na espera com as Tatuíras se mechendo


Um comentário:

  1. Boa tarde Wilsony Adriano. Gostaria de saber se posso usar essas suas fotografias das tatuíras em um material de divulgação de uma monografia do curso de Ciências Biológicas da UFPR? Parabéns pela consciência!

    ResponderExcluir