quarta-feira, 16 de maio de 2012

Peixes Exóticos - Carpa-Capim


Piscicultura São Jerônimo







Nome Popular: Carpa capim
Nome Científico: Ctenopharyngodon idella
Habitat: Peixe de água doce de origem asiática. Vivem em rios e represas sendo encontrados nas regiões sul e sudeste do Brasil.
Como Pescar: Deve-se utilizar equipamento de ação média, e varas para linhas de 8 a 17 libras, carretilha ou molinete com capacidade para 70m de linha com 0,40mm de diâmetro e anzóis de tamanho 1/0 a 3/0. As melhores iscas são as minhocas e massas de mandioca com um pouco de sal e queijo. Deve ser pescada mais ao fundo das lagoas e possui preferencia por milho verde, capim cidreira e massas doces com aromas de capim.
Dica: Para atrair a atenção deste peixe, faça uma ceva de pão ou pipoca.
Herbívora, alimenta-se de plantas aquáticas submersas e grama. Mas também consome insetos e outros invertebrados.
É importante preparar ou comprar massas que se dissolvam lentamente na água, principalmente quando se usa o sistema conhecido como chuveirinho. Corte os anzóis laterais do acessório, que podem machucar o corpo do peixe, deixando somente o anzol de baixo, suficiente para a fisgada. As carpas-capim são mais agressivas e também atacam minhocas, salsichas, e até pequenos plugs de superfície.
Melhor Época: Durante todo o ano, respeitando-se as épocas de reprodução. Foi introduzida em pesque e pagues no sul do Brasil por se adaptarem muito bem água fria. É a principal atração na temporada de inverno. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário