domingo, 20 de maio de 2012

Parati - Primeiro da Temporada

Confesso que a algum tempo já venho sonhando em pescar na praia, mas realmente faltou oportunidade, mesmo costumando ir a praia, sabe como é, família, crianças pequenas e tudo mais.
Mas este ano sabia que ao começar a chegada do frio minhas chances aumentariam. Este final de semana procurando descanso fomos para a praia. Era o que esperávamos, muito tranquilo, quase ninguém na praia, a praia era só dos pescadores e dos surfistas.

Tralha pronta e preparada.

Fui mais sedo que a família para a praia, combinado era delas chegarem depois para não deixar as meninas impacientes. Olhei ao longe via mais uns quatro pescadores, todos muito preparados, eu e minhas modestas varas começamos a nos arrumar.
Coloquei um chicote com três pontas com anzóis menores, uma chumbada de 50g para a vara menor e uma de 100g para a maior. Descasquei os camarões, cortei em filés e isquei.

Pescaria de pé na areia.

Algumas puxadas falsas, para minha experiencia a emoção de ver a vara se mexer com as ondas era uma tortura, tudo era peixe. Depois de tranquilizar e acalmar a expectativa comecei a curtir e prestar atenção no que ocorria, a fim de perceber o que era realmente peixe.

Grande Paratí, "Guri Querido"

Minhas meninas e esposa chegaram e sentaram na praia a me observar.
De repente, percebi uma puxada na vara maior do que as costumeiras puxadas de onda, a linha andava de um para o outro, peguei a vara senti um "telegrama", dei uma fisgada e senti o bicho puxar. Que emoção, meu primeiro peixe de mar da temporada, fiquei ancioso, será um Panpo, uma Betara, então ví o danado, um Parati de tamanho considerável. Realmente não esperava um desses.

Mais feliz que cachorro amarado com linguiça.

Que festa, que alegria, sabia que neste dia não iria ficar em branco.
Me enrolei todo para tirar o bicho bravo que se debatia, pose para a foto, tira o bicho, mais foto e vai para a água. Queria muito que ele vive-se,  alguém uma vez me disse que no mar tem tanto peixe que não é necessário soltar. Pois bem, pergunto, o que fazer com um único peixe? Ou se for dois ou três, não dá um frito, graças a Deus eu posso comprar quando quero comer.

Volta para seu lar, tomara que volte outro dia.

Fim de semana perfeito, mais algumas puxadas, mas só veio este.

Local: Praia do Quilombo - Penha - SC
Fase Lunar: Nova. 
Maré: Vazante.
Tralha: Molinete Vara Rígida
Isca Natural: Camarão.


Nenhum comentário:

Postar um comentário