domingo, 17 de junho de 2012

Carpa-Cabeçuda Monstra

Hoje decidi continuar minha caçada por uma carpa-cabeçuda, o dia estava com cara de carpa, 18oC, nublado, caindo uns chuviscos, sabe aqueles dias que você fica com calor com blusa e com frio só de camiseta? Quem é do sul sabe como é isto, principalmente quem é do vale do Itajaí.
Acordei cedinho, peguei a tralha e as 8:00h já estava preparando a massa para carpa no pesque pague habitual Zumm Wesser Spiegel, novamente utilizei a Super-Massa tradicional, deixando um pouco esfarelada, pois o objetivo hoje era mesmo as Cabeçudas.

Tralha preparada.

Preparei duas varas com o sistema para Carpas-Cabeçudas, boia grande, chuveirinho com 30cm de distancia da boia, chumbo móvel antes da boia (Para os iniciantes, mostro outra hora o sistema).
Preparei as "coxinhas" de massa e fiquei na espera, alguns minutos depois já observei o movimento na flor da água, as carpas realmente estavam ativas. E a tortura começou, boia mexe, mexe, até se movimenta, e você no aguardo da fisgada.

Espera torturosa.

Eram umas 10:00h, já estava acabando a massa e nada, era uma festa de movimento, mas nada de fisgar. Então alguma coisa acontece em minha vara maior, uma puxada que leva a boia para o fundo, finalmente, corri para puxar mas ele se livrou. Dessa vez utilizei guizos na ponta da vara, sabe foi mais emocionante, de vez em quando os sinos todos pareciam se ligar e começava o barulho.

Cabeçuda brigando firme. 

Por volta das 11:00h, novamente a boia é levada para o fundo e a festa começa.
Uma enorme cabeçuda luta na ponta da linha, leva muita linha para o meio da lagoa, que bicho forte. Não dei muita trégua e comecei a puxar linha, novamente quando chega próximo da marguem, lá vai a linha novamente para o meio da lagoa. Uma Cabeçuda de uns 8 kg, deveria ter uns 80cm de comprimento, puxei até a beirada da lagoa, pude aprecia-la, soltei o anzol e o bicho ficou parado, calmo, sem reação, não sabia que estava solto.

Leva toda a linha, leva.

Não pretendia sacrificar o bicho e soltei para pega-la outro dia. Sabe este foi um dos maiores peixes que já peguei este ano, não podia sacrifica-la assim. Que maravilha de pescaria, quando percebi já eram 12:00h, minha mulher deve estar uma fera comigo, o celular não parava de chamar.

Monstro querido, Cabeçuda de 8kg.

Local: Pesque e Pague - Zumm Wesser Spiegel - Blumenau - SC
Fase Lunar: Minguante
Tralha: Molinete Ultra-Leve, Molinete Leve, Molinete Vara Rígida
Isca Natural: Super Massa Tradicional para carpas.


2 comentários:

  1. Boa tarde meu amigo. Como faço um sistema prático para pescar cabeçudos com bóia simples como essa que está usando? Obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro Pescador de Carpas Cabeçudas.
      Existem vários sistemas para pesca deste exemplar de peixe. Esta espécie é muito importante principalmente para pesca no Sul do pais em Pesgue-Pague. Ao meu ver, devido a seu tamanho e porte, pode render grandes brigas.

      Pretendo fazer uma matéria explicando o sistema, nesta ocasião, utilizei o "chuveirinho" com 5 anzóis e massa especial com banana.

      Desejo a você, grandes Carpas em eu anzol.

      Excluir