terça-feira, 3 de março de 2015

Tenkara - Testando novas Kebari

Acabou o horário de verão e agora sobrou pouco tempo depois do horário para dar uma pescadinha.
Agora só no final de semana ou nos feriados.

Hoje fui ousado, tentei a ultima pescaria do horário de verão.
Cheguei em casa as 18:15 e pude pescar até as 19:30h, pouco tempo, mas a intenção mesmo era testar as novas Kebari que atei.

Desenvolvi após muita pesquisa o estilo para Kebari Japonesa, obedecendo as características e funcionalidade. Utilizei penas de galinha vermelha, penas de canário, e até de gaivotas.
Meu teste inicial foi com Kebari com coloração caramelo e pretas.

São uma verdadeira tentação para os Lambaris, os ataques são vigorosos e começam logo após as primeiras pipocadas na água. Após fazer alguns trabalhos com a isca, deixei ser levada pela corrente que gerava bons ataques.

Porem o que pude notar que obedecendo o tamanho de anzol utilizado para a Kebari tradicional, para lambaris são muito grandes, as capturas ocorrem devido aos famintos ficarem com seus micro dentes presos na linha da amara das iscas.

Quanto a apresentação ao peixes está perfeita, muita ação e ataques. Consegui retirar três deles na água mas ao traze-los para foto acabaram se soltando.

Alguns ajustes estarei realizando em meu equipamento para melhorar a produtividade da captura, o primeiro deles é utilizar uma linha para o Tippet mais fina, estou utilizando 0,20mm, para os lambaris o ideal seria 0,16mm. Este detalhe deve melhorar o trabalho com a isca e a sensibilidade para o peixes.



Outro ajuste é produzir Kebari com anzois menores para Lambaris, mesmo que contrariando o tradicional aplicado no Tenkara para Trutas. Porem acredito que as iscas no tamanho tradicional estão adequadas plenamente a captura de trutas, e no Brazil, as tradicionais tilápias.

Pescaria rápida, por que logo começou a escurecer mas em produtividade e ação foi nota 10.


Nenhum comentário:

Postar um comentário