sábado, 5 de janeiro de 2013

Primeira pescaria de Peixe-Espada do Ano

Para começar bem o ano e fechar as férias com chave de ouro, combinei uma pescaria de peixes-espada com meu vizinho e parceiro de pesca Sr.Nelson.
Saímos logo após o meio dia e as 14:00 horas já estávamos na balsa de maricultores na praia de Armação em Penha-SC. Desta vez teremos como parceiro o Sr.Valter e Jorge, ambos conhecidos de Blumenau.

Tarde estava com o mar tranquilo.

O mar estava muito mexido com ondas fortes prometia uma pescaria radical e bruta.
Tentei inicialmente uma pesca de fundo e preparei minha vara leve com um chicote de três pernadas com camarão enquanto brincava com um isca artificial popularmente chamada de "pingo".
Não demorou muito e enrosquei no fundo tendo que arrebentar a linha, preparei novamente outro jogo e vamos em frente. 

Começou a virar o tempo.

Sr. Valter disse que fazia muito tempo que não pescava mais e queria pescar "fundiado", pelo visto não perdeu o jeito, logo tirou 4 cocorocas de tamanho médio da água.

Mudei de posição na balsa com o pingo e fui surpreendido com um puxão seguido de uma espetacular mascada de linha que levou meu pingo. Era sinal de algum Baiacú, arrumei minha vara pesada com charuto e comentei - Já pego este danado já já. Não demorou muito e bateu na vara dando uma briga muito boa, foi para debaixo da balsa dando trabalho. Tirei o bicho, um grande Baiacú de 1kg mais ou menos.

Arrumei a tralha novamente rapidamente pois na outra senti movimentos de alguns espadas menores. Alguns minutos depois veio uma pequena espada, deveria ter uns 50cm, bati foto e soltei, brinquei com o comentário - Vai querida, cresce mais uns 3 metros e volta para mim.

Faceiro com o Baiacú

Logo anoiteceu, com o mar batendo muito estava meio difícil de ficar de pé da balsa, sabia que a pescaria seria diferente das tradicionais com boias e caprichei para pescar mais próximo da balsa a meia água de profundidade (6 metros).
Deu muito resultado já tinha pego mais 4 espadas quando todos da balsa dissidiram fazer o mesmo, somente o Sr.Nelson com mais técnica tirava as espadas com boia.

Espada de 2 metros.

Deu até para mim treinar a pontaria e trazer uma espada que estava somente comento isca através da fisga. Observei quando ela se aproximava da isca e meti a fisga, uma grande espada de 2 metros.
Já eram 1:30 da manhã e o Sr. Valter já tinha parado de pescar as 11:00 estava "Mariado".

O placar ficou eu com 8 Espadas + 1 com Fisga e Um Baiacu, Sr. Nelson com 12, Jorge com 7 e Sr.Valter com duas e 4 Cocorocas. Todas acima de 1,30 metro de tamanho considerável, famintas e boas de briga.
Deu trabalho para voltarmos, estava dificil de transferir o material para o barco que balançava muito, pescaria radical.

Pilha de Espadas

Nenhum comentário:

Postar um comentário