domingo, 20 de janeiro de 2013

2o Dia - Pescaria na Praia do Quilombo com Convidado de Santa Rosa - RS

Acordei cedo para irmos pescar, fiz o café e aguardei o Leomar levantar. Como ele não escutou nenhum barulho ficou na cama aguardando por mim. Acabou eu esperando ele e ele me esperando, estávamos na praia por volta das 8:00h.

O mar estava muito calmo, quase sem ondas, céu muito azul sem vento, um verdadeiro espetáculo. Como minha tralha já estava pronta do dia anterior foi fácil coloca-la para trabalhar, sabia que não teríamos muito tempo pois logo estaria cheio de banhistas.

Não demorou muito para sentir o primeiro bicho na linha que veio surfando pela onda, um Pampo que veio brigando na onda até na areia. A água estava tão limpa que dava para ver os  Farnangaios surfando nas ondas, não sei como o Leomar não conseguia captura-los, pois a forma como ele pesca faz movimento da isca na superfície da onda.

Pampinho Surfista

Não demorou muito para o Leomar pegar um peixe, ví quando o bicho arcou seu caniço e ele puxou para fora da água. Uma betara não muito grande mas já vale a briga.

Comecei a colocar em um dos anzóis os mariscos da areia que tínhamos pegado no dia anterior.

Betara pega com caniço na Praia

A praia estava ficando cheia e sabia que estava na hora de voltarmos, já passava das 10:00h quando iria começar a recolher minhas varas, minha vara maior Super Cast  da Mariners Sport começa a dar movimentos de ponta de vara frenéticos. Peguei o equipamento na mão e dei uma fisgada o guri me respondeu com uma puxada de linha brutal. Falei sozinho - este é grande. Fui rebocando o bicho pelas ondas, afrouxei um pouco a fricção do molinete e botei força, a ponta da vara se arcava e o bicho levava linha. Pude ver alguns movimentos nas ondas e me parecia um robalo - minha nossa é o robalo do século.  Então pude ver o bicho, um Baiacu-Arara de aproximadamente 1,5kg o maior que já peguei.

Os banhistas vieram correndo ver e no alvoroço o bicho conseguiu cortar a linha caindo na areia. Rapidamente peguei um alicate e levei ele mais para dentro da praia. Já podíamos ir embora, com ele tínhamos um bom frito de peixe.

O Leomar ainda pegou um sirí, realmente o homem é pescador, o mais interessante que não foi pela garra, foi bela boca do bicho mesmo. Voltamos faceiro para casa para mostrar o peixe para o pessoal. 

Sirí pego no anzol

Baiacu-Arara de 1,5kg

Dia Calmo, água bem verdinha, céu azul sem vento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário