quinta-feira, 3 de janeiro de 2013

Expedição de pesca no rio Itajaí Açu em Apiuna - SC

A muito tempo queria fazer uma expedição no rio Itajaí-Açu, explorar as espécies que nele habita.
Convidei meu Pai já que ele é especialista em pesca de barranco, saímos hoje cedinho, ele deixou tudo preparado, entre as iscas a tradicional e infalível minhoca.

Fomos até o município de Apiuna logo após passar a igreja matriz (Muito bonita), entramos em uma rua que nos levava a uma ponte pence, como o município é de interior ainda podemos apreciar este tipo de construção, embora dar certo receio de atravessar, alem do balanço e rangidos ainda bate o vento para ajudar na moral.

Ponte pence em Apiuna- SC

Dobramos a esquerda e logo podemos achar um remanso que tinha cara de muito peixe. O local permitia deixar o carro na estrada e fazer a entrada com facilidade. Dava para perceber que já tinha sido utilizado como pesqueiro em outras ocasiões;

Remanso no rio Itajaí Açu.

Armei todo o arsenal, levei quadro varas, armei minha vara com o molinete XT6000 com anzol e linha reforçadas com tripa de galinha, minha outras varas com figado de boi, meu pai foi com caniço e minhoca.
Não deu tempo ele logo pegou um jundiá de tamanho bom, seguindo de vários chorões, segundo ele é uma espécie de jundiá miúdo que tem em muita abundancia no rio Itajaí Açu.

Pai com um bom Jundiá

O lugar era uma remanso promissor, só tinha um problema, muita tranqueira no fundo o que enroscava nossos anzóis o tempo todo até que consegui enroscar meu molinete pequeno que arrebentou a linha. Meu Pai não parava de pegar chorões, vez ou outra um Mandi, decidimos procurar outro pesqueiro.

Segundo pesqueiro.

Subimos mais um pouco o rio pela estrada a fora, a estrada de barro era muito boa e passava muito pouco carros o que nos dava tranquilidade e privacidade. No primeiro e no segundo pesqueiro passaram apenas três carros, pelo menos depois que comecei a contar.

Pequeno Mandi.

O segundo local tinha um difícil acesso e decidi não levar toda a tralha, apenas duas das varas.
Era uma parte do rio que não tinha corredeiras, meu Pai abriu a peito e até improvisou um banco, depois de lançar minhas duas varas peguei um caniço também com minhocas. Não demorou muito para meu Pai tirar do rio um belo Mandi que saiu chorando da água (Conforme barulho característico deste peixe).

Mandi de tamanho bom.

Depois de alguns Chorões e Jundiás um dos caniços dá sinal vigoroso, meu Pai dá a fisgada e sente o peso, o bicho não era Mandi ou Jundiá, muito menos Chorão, a vara se vergou e a briga se prolongou até que pude ver o bicho para minha surpresa, uma carpa vermelha (Dessas Carpas Ornamentárias)

Carpa Ornamental.

Eu não peguei nada, meu Pai pegou mais alguns Mandis e então parou o peixe, nem mais nenhum sinal de peixe. Novamente levantamos acampamento e seguimos rio a cima, até que nos deparamos com uma pastagem com fácil acesso ao rio. Meu pai estacionou o carro debaixo de um pé de bambu e dessa vez levei toda a tralha.

Pastinho com rio com águas calmas.

Armei minha vara de ação lenta com minhoca também e coloquei no suporte, mal tinha arremessado outra vara que estava iscada com figado a vara começou a se mexer freneticamente, dei uma fisgada e fui trazendo o bicho, era um pequeno Mandi. Ufa! Pensei que ia ficar na lanterninha.


Logo que armei a vara novamente e fui preparar a terceira vara, novamente tive que correr para ela, figuei mais um Mandi. Comentei com meu pai - Gostei deste local. Mas os peixes pareciam não estar na marguem o que fazia com que meu Pai não pegasse nada. Ele então saiu investigar a margem e eu fiquei esperando peixes.


E assim foi a briga com os Mandis, enquanto meu Pai estava pegando todos os Jundiás da marguem a baixo. Já estava fincando na hora de encerrarmos o expediente, saímos a 7 da manhã e já eram 16:00h da tarde. Deu tempo para pegar mais um chorão antes de guardar a vara.

E assim foi o Placar, eu pequei 4 Mandis e um Chorão. Meu Pai pegou 9 Mandis e Jundiás, mais de 20 chorões e uma Carpa Vermelha. Também ele estava no "território" dele, alem de confirmar que no rio a isca infalível é mesmo a minhoca.

Comecei o ano muito bem, valeu demais.




Chorão para fechar a pescaria.

Nenhum comentário:

Postar um comentário