sábado, 8 de setembro de 2012

Pescaria de Peixe-Espada nas Barcaças de Maricultura em Penha - SC.

Mais uma vez retorno as Barcaças de Maricultura na praia de Armação em Penha - SC.

Combinei com meu vizinho o Sr. Nelson para nos encontrarmos no trapiche as 15:00h, ele trouxe para pescaria desta vez seu irmão o Nilton. Após acomodar toda a tralha no barquinho do Zé (Piloteiro que faz o translado do trapiche até a Barcaça e que é responsável por administrar entre os maricultores o acesso de pessoas as Barcaças) partimos para mais uma aventura.

Tralha do Barco.

Desta vez estava promissor pois estava ventando um pouco e o mar possuía ondas maiores, segundo os "Espadeiros" o mar estava "mexido" o que é muito bom para a pesca do espada. Como trata-se de um peixe predador ele deve aproveitar quando o mar está com ondas para caçar na costa pequenos peixes e cardumes que por sua vez procuram dejetos levantado pelo movimento da maré.

Despedida para as meninas.

Já eram 18:00 horas e nenhum sinal de peixe, arrumamos as boias com led's e as barras luminosas e ficamos no aguardo. Por volta das 19:30h bateu a primeira na vara do Sr.Nelson que puxou rapidamente, por se tratar de um exemplar pequeno, já percebido por ele, puxou dando fisgadas continuas a fim de ferra-la, mas quando estava próxima da barcaça ela escapou.

Pouco depois um colega que pescava em um barquinho próximo de nós consegue embarcar uma, não sei se não era a mesma. Alguns minutos depois minha boia começa a dançar, quando o espada belisca a isca levanta a boia e faz com que ela deite de uma lado para o outro, recolhi o excesso de linha e quando senti o toque fisguei a primeira. Não era das maiores, no limite permitido, 75 centímetros. Logo na sequencia minha vara que estava posicionada para pescar em meia água logo ao lado da barcaça, dá sinais vigorosos na ponta da vara, senti o peixe beliscando, dei nova fisgada, que briga, como a vara era de ação lenta, proporcionou aquele show de dobrar a vara, cansa o peixe e traz para bordo, esta era um pouco maior 1 metro.

Maravilha, a pescaria promete, novamente uma parada costumeira e por volta das  20:00h uma novo balé da boia com luminoso. Fisga o Guri brigador e puxai para bordo da barcaça, porem ao levanta-la da água ela escapou, isto acontece geralmente quando são pequenas a baixo do limite de 70 centímetros, por terem boca menor não se consegue fisgar sua boca óssea. Quase na sequencia o seu Nelson passa pela mesma experiência,  ao levanta-la se solta e escapa.

Não demorou muito para outra bater novamente, só que desta vez tive sucesso, mais uma acima do limite. Iniciou-se então por volta das 21:00h mais movimentos nas varas que estavam pescando a meia água. Ao recolher a linha para verificar o estado da isca, uma enorme Espada salda da água e tenta abocanhar a isca, troquei rapidamente a isca, joguei, novo bote foi dado assim que correu alguns metros água a dentro. Para meu azar o Zé trazia mais dois pescadores para a Barcaça e tive que parar, pois era exatamente o lado onde o barco parava. Assim que ele saiu,  coloquei a isca no mesmo local e novo bote foi dado, desta vez, ferrei bem o bicho. Uma Espada de 3kg, muito grande 1,3m, que maravilha, como estava com minha vara de ação lenta não dei muita chance para ela, mal fisguei já puxei com tudo para bordo da barcaça. Esta deu trabalho para matar pois estava muito forte ainda.

Primeira do dia.

Trajado em minha roupa de mendigo (Como diz meu Irmão)

A festa não parou por ai, mais duas bateram na boia com led, só que desta vez eram menores, 80 e 90cm. Sr. Nelson e o Niltom trouxeram mais duas muito grande também quase do mesmo tamanho da minha. Por volta das 23:00h o Zé aparece novamente, trazendo mais um pessoal, a barcaça é grande cabe até 8 pescadores folgado, O Nilton aproveitou a viagem e voltou, Eu e o Sr. Nelson decidimos ficar até a 1:00h.

Medindo cada uma para conferir o tamanho permitido.

O pessoal muito espaçoso e barulhentos, acenderam uma luz e foram tomando espaço, só que não sei se por sorte ou perícia, jogaram suas iscas ao fundo da água (Até desaparecer o Led´s de vista) e logo pegaram a primeira, não demorou muito e novamente mais uma foi tirada, todas de tamanho bom. Seu Nelson olhou para mim e disse "Putz! Elas estavam fundiadas hoje". Coloquei minha isca para o fundo e não demorou muito um puxão, dei vários golpes mas ao se aproximar na flor da água escapou. Troquei a isca e novamente posicionei na mesma profundidade e novamente novo puxão, só que desta vez levou a linha embora, era muito grande, briga um pouco, reboca o peixe e ao chegar na flor da água ela dá um puxão e arrebenta alinha. Realmente, não dá para pescar este peixe com linha 30mm, esta eu aprendi.

Bicho Bravo.

O tempo passou rápido e logo o Zé já estava ancorando para nos pegar, o pessoal das 11:00 as 01:00h já tinham pego 8 (duas cada um), e eu das 15:00h as 01:00h embarquei somente 5. Fica de lição tentar outras opções do que meia água e flor da água, as vezes tem que tentar no fundo também.

Quase cortou o empate de aço.

Para mim, foi um "pescadão", 5 embarcadas, em torno de três escapadas. Voltei para casa minha esposa já estava me esperando no trapiche que estava cheio de gente pescando também. Não vejo a hora de voltar.

 Em casa pela manhã contando estória.

Neste caso não soltei os exemplares, mas tivemos o cuidado de trazer apenas as que estavam dentro do limite liberado para pesca que hoje é 70cm. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário