domingo, 16 de setembro de 2012

Pescando Lambari com Fly Caipira


Este final de semana devido ao tempo muito escasso, curso na empresa, trabalhos domésticos, festa popular, não tive muito tempo para me dedicar a coisa que eu mais gosto de fazer, pescar. Decidi matar saudade de meus lambaris no Rio Encano de Indaial - SC no final da tarde, uma hora apenas.

Rio limpo com águas Caudalosa.

O dia estava meio abafado, 23o C, mas com alta umidade, o que dava sensação térmica muito maior. Ao chegar próximo ao local, pude observar pessoas tomando banho de rio, o rio é tão limpo que ainda permite este luxo.

Guri brigando ainda dentro d´agua.

A água como sempre estava muito limpa e pude ver os Lambaris nadando mais ao fundo dos poços entre as pedras. Mais adiante pude observar um Pai e seus dois filhos menores pescando lambaris, pelo animo parecem não estar pegando nada. Os lambaris do rio encano já estão ficando treinados e são difíceis de capturar no anzol, bem, pelo menos é o que ouço falarem, todos reclamam que pegam apenas um ou outro e o rio está cheio.

Lambari grande e muito saudável.

Arrumei minha tralha com uma boia de arremesso nr 01 da Deconto com a isca Fly provinha vermelha e iniciei o trabalho. Já no primeiro arremesso pude perceber o cardume de lambaris acompanhando a boia de arremesso e naturalmente perseguindo a isca.

Mais um guri bravo.

Tentei mais alguns arremessos e troquei a isca para um Fly Abelha, inicialmente comecei a sentir algumas beliscadas, mas sem sucesso, acredito que a isca estava desproporcional ao tamanho do peixe. Novamente troquei a isca para uma provinha amarela bem pequena, após alguns arremessos a primeira fisgada, um belo exemplar de lambari leva a isca de um lado para outro. Tinha esquecido como estes peixinhos são valentes, tirei meu amigo com cuidado, preparei a máquina e comecei a tirar fotos dele. Era um lindo exemplar, muito saudável e viçoso, mostrando que o rio continua como a natureza pede.

Subi um pouco o rio e comecei a arremessar de maneira que a boia de arremesso subice pela corredeira, alguns arremessos e um novo amiginho é fisgado, tive que descer novamente pois tinha muitas pedras até chegar ao peixe. Retirei meu amigo com cuidado e repeti o ritual, era um exemplar menor mas da mesma forma bem sadio.

Menor mas saudável.

Procurei mais emoção e troquei minha isca para um Spinner lançamento da Deconto, semelhante a um girino, a isca me surpreendeu quanto ao arremesso, seu peso permite um arremesso longo e através da regulagem permite controlar as enroscadas da garateia.  Apenas um beliscão em vários arremesso, mas tenho certeza que as Saicangas devem gostar, como só tinha Lambari não dei sorte. Testei também uma Fly Ant Black mas não tive resultado.

Chuviscando muito.

Voltei para as provinhas, coloquei uma amarela com corpo verde limão. Fatal, após alguns arremessos mais um guri capturado.

Hora de ir para casa, a patroa já deve estar sentindo minha falta e já estava chuviscando o que iria diminuir minha chance sem falar na minha amidalite que já estava dando sinal.

Resultado da pescaria com testes e aventuras: 3 lambaris brigadores.

Nenhum comentário:

Postar um comentário