sábado, 7 de julho de 2012

Quem disse que carpa é bicho mole?


Hoje decidi visitar o Recanto Divisa, muito falado e indicado por um colega de trabalho que fez uma enorme propaganda do lugar após ter participado de uma festa de aniversário realizada nas dependências do restaurante do pesque e pague.

Após uma perdidinha básica, pedir informações encontrei uma placa encostada na parede de um bar, realmente é só encontrar a placa de limite entre os municípios Blumenau-SC e Indaial-SC e ficar de olho nas placas a esquerda sentido Indaial-SC.

Lagoa próximo ao restaurante.

O lugar vale a pena, possui em torno de 4 lagoas muito bem estruturadas, com bancos ao redor e direito até a secretário de varas (suporte para colocar as varas). Segundo funcionário do local, um senhor do interior muito esforçado e simpático, a alguns dias atrás foram colocadas 3 toneladas de carpas para um torneio e só saio 150kg, pensei vai ser aqui mesmo.

Só tinham 7 pescadores no local, meio desanimados, 16oC com chuvisco, parece que não estavam pegando nada, passei perto de uma dupla e perguntei - "Muita carpa?!!", a resposta foi na sequencia - "Vix, nem para remédio".

As varas preparadas.

Preparei a tralha, novamente utilizei a Super Massa Tradicional e comecei a preparar as "coxinhas nos chuveirinhos",  preparava cada isca e já arremessava para não perder tempo, mal arremessei a terceira vara e a primeira vara (uma de ação lenta com molinete leve, minha vara mais antiga) se vergou e cantou o maravilhoso som de linha sendo puxada do carretel - zixxxxxxxxx - peguei a vara e dei uma fisgada, o "guri querido" pesou na vara, fiquei por uns 10 minutos sem saber o que estava na ponta da linha, vai para um lado, vai para outro e leva linha para o centro da lagoa, adoro quando fazem isto, novamente fui recolhendo e trazendo o "Guri" para a margem, pelo "extrafego"  era grande, um colega ao lado correu pegar um puça, mas fui trazendo para a margem quando reboquei o bicho para fora. Um carpa prateada de 2kg, começou bem.

Carpa Espelhada 2kg.

Tira foto, lava a mão, vai para o saco, neste local infelizmente o peixe não tem chance se for capturado vai pra mesa, lavei a mão e a segunda vara (minha menor vara de 1,3m com micro molinete) fica praticamente reta pois dessa vez foi o suporte que aguentou o tranco. Uma nova briga começa com a outra vara ainda largada no chão, dessa vez o bicho parecia mais manso, logo se entregou, era uma carpa Hungará, quando tento tira-la da água ela decide brigar mais um pouco e leva linha, "guria querida", vai para um lado, vai para outro e lá vem para fora da água, tira foto, vai para o saco.

Bela Tilápia de 1 kg.

Notei que os demais pescadores estavam ficando indignados, pois pelo visto não tinham pegado nada e eu só estava pescando a 30 minutos. Arrumei as varas, tento tirar minha vara maior que estava preparada para carpa cabeçuda da água, sou obrigado a joga-la no chão, mais uma briga em minha vara menor, uma tilápia de 1kg. Escutei o comentário: - "Mas não é possível!!".

Armei a vara novamente e fui recolher minha vara maior que estava no chão, novamente o barulho mágico - zixxxxxxx, zixxxxxxx!!!! Nova fisgada, agora mais relaxado você até começa a puxar o peixe com desleixo. Mas o "guri" era brigador, legou linha e não queria se integrar, igual as demais, algumas rabanadas para fora d´agua, leva linha, 15 minutos depois, arrisquei tirar o bicho da água, uma carpa espelho de 2,5kg. Maravilha minha cota estava completa, tinha peixe para fazer filé e um exemplar para assar a noite.

Carpa Hungara de 2 kg.

Bem o jeito foi arrumar tudo e ir se arrumando para ir embora, levei o peixe para ser limpo e voltei para buscar minha tralha sendo observado por todos com bocas abertas. Gente as vezes é a isca que está errada somadas a um pouco de técnica errada não dá peixe.

Faceiro com Carpa Prateada de 2,5kg.

Fui então convidado para participar de um torneio de pesca em Rodeio na sede da fazenda do pesque e pague. Peguei o cartão e vamos ver se uma hora eu visito o local para contar mais uma estória de pescador.


3 comentários:

  1. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Thiago, Grande Abraço.

      Estarei dando estas dicas mais próximo de junho que iniciarei a pescaria de carpas cabeçuda, capim e espelho.

      Excluir
  2. Grande pescaria !!! Sou da região de navegantes e ali em piçarras tem o pesque paque Tironi que disponibiliza o pesque e solte, é paga somente a entada, muito interessante para os adeptos do pesque e solte.

    ResponderExcluir