domingo, 15 de julho de 2012

Desenvolvendo técnica de Captura de Tilápias (Ela mesmo se fisga)

Neste final de semana, não sobrou tempo nem para fazer a coisa que mais gosto, pescar.
Muitos compromissos que me consumiram o sábado inteiro.

Como não tinha muito tempo, peguei uma sacola de pão e "fui tratar dos peixes rapidinho", fui na lagoa natural ao lado da casa de meu sogro. Meu objetivo era continuar o desenvolvimento de uma técnica de captura de tilápias, onde possa-se deixar a vara em uma secretária (Suporte de vara) e a própria tilápia se fisgue.

Tratando da peixarada, frio 13oC

Adquiri alguns suporte de varas muito prático, desmontáveis e que podem ser dobrados, mas a melhor característica é a flexibilidade, permitindo acompanhar a vara para frente gerando no final uma ação contrária ao movimento do peixe, o que proporcionará a fisgada.
Para isca utilizei pão, porem utilizando mais uma técnica inovadora, fiz uma massa de pão com água e lama da lagoa, "lama" !!! Isto mesmo, lama da lagoa, o peixe está acostumado no dia a dia a comer alimento com este gosto. A massa ficou muito boa, com liga e dureza resistente.

Sistema Isca pirâmide.

Próximo passo é desenvolver a forma de coloca-la.
O sistema é simples, não possui chumbo, nem boia, apenas um flexível pequeno de aço.
Utilizei uma garateia pequena, preenchendo cada ponto no sentido de formar uma pirâmide.
Suponho que em formato de pirâmide ao se depositar ao fundo do lago, sempre ficará uma fisga da garateia para cima. O objetivo é fazer que a própria tilápia se fisgue ao "mamar" a isca.
Como possui barra na massa o peixe não abocanhará a isca de uma só vez, pois tentará separar as migalhas de pão do barro da lagoa.

Sistema aguardando o peixe.

Então, o resultado: Espetacular!!!
Nem dava tempo, armava o sistema, tentava pescar utilizando Fly-Caipira com iscas porvinha, mas o peixe já se fisgava na sequência nas varas com o novo sistema.
O resultado foi tão bom que até mesmo exemplares menores foram capturados.

Pequeno Exemplar, achei muito bonito as nadadeiras todas perfeitas.

Claro que todos meus companheiros voltaram para a lagoa.
A única coisa insatisfatória foi que para promover um melhor resultado tive que utilizar garateias com a fisga o que machucou um pouco meus amigos.
Aconselho desta forma utilizar o sistema apenas em locais que se deseje levar o peixe para casa.

Maravilha de pescaria 30 minutos de pescaria = 6 tilápias.
Mais duas pequenas com Fly-Caipira com isca porvinha.

Só fiquei retirando o peixe.

Se pegou.

2 comentários:

  1. Olá Boa tarde, poderia descrever melhor este local, sou de Blumenau, e estou buscando conhecer bons locais para pesca, alem dos pesques pagues. Ficarei Muito Grato Cara.

    ResponderExcluir
  2. Muito show Parabéns, eu costumo pescar tilápias assim com varinha telescópica é muito legal! https://youtu.be/rlq6iIYmHZs

    ResponderExcluir