sexta-feira, 8 de junho de 2012

Pescadão na Praia e no Frio.


Conforme combinado, acordei cedinho peguei minha tralha e fui para a praia, 8:30h já estava com anzol na água, meio frio 15o C, menos vento, céu nublado, maré vazante sem onda nenhuma, parecia uma "piscina".
Desta vez não tinha uma alma na praia, sem gaivota no céu, aquele mundão todo somente para mim, ganhei tempo por estar com a tralha toda montada.

Só eu e o Frio.

Utilizei minhas duas varas, uma com molinete leve, vara de ação lenta com linha 30mm, e minha outra vara rígida de 2,3m com linha 40mm. Coloquei um chicote de três braçadas com linha 40mm, utilizando anzóis pequenos iscados com camarão descascados. Não utilizei o elástico para prender o camarão, suspeito que deixa gosto na isca, prefiro iscar o camarão diretamente, transando o pedaço descascado no anzol o que considero que deixa-o bem preso.

Já pelas 9:15h começou os primeiros beliscões,  logo as 9:20h veio o primeiro peixe passando um maravilhoso telegrama em minha vara rígida. Percebi o telegrama, dei uma puxada forte para fisgar e comecei o reboque. Achei que seria um peixe pequeno mas até que tinha um tamanho bom para a praia, era uma Carapicús, estava bem fisgada, como se diz no "canivete" (lado da boca). Como considero que não possuo experiência com pesca de praia, fiquei surpreso por pegar já de inicio um peixe destes, fisgado no anzol de cima do chicote.

Bela Carapicús 

Isquei tudo novamente, aproveitei para trocar os camarões e volta tudo para a água. Pelas 10:45h minha vara menor se arcou e o bicho começou a puxar linha do molinete, corri peguei a vara de dei um puxão o peixe respondeu chegando a bater a ponta da vara na areia, não estava preparado para esta resposta. Foi uma briga emocionante, pensei ter pego uma "mobidique" mas  era uma pampo de tamanho médio para praia fisgado no ultimo anzol de baixo do chicote, fiquei surpreso com a força deste bicho que deu trabalho para tirar da água. Felicidade ao extremo, bate foto, observa o peixe e volta para o mar, "vê se volta outro dia meu amigo para me dar esta alegria de novo".

Bicho Bravo.

Faceiro, Isquei tudo novamente, joga na água e começa a nova espera, observei algumas sardinhas ("Acho") surfando nas ondinhas e mais um outro peixe saltar bem próximo da formação das ondas. Arrumei minha tralha para mais próximo das espumas e aguardei.  Pelas 11:00h novamente minha vara inicia um novo telegrama,  peguei a vara, observei se era mesmo peixe e dei uma fisgada, iniciei a retirada do peixe, era uma pequena Betara fisgada no anzol central do chicote, que beleza, uma variedade de peixes muito boa. Olhei para trás de vi minha família chegando, deu tempo para elas verem a retirada, bate foto, observa o peixe e fomos para o ritual de soltura.

Pequena mais Valente.

Isquei a vara novamente e mal jogo na água um novo puxão desesperado, sabe comecei a perceber a diferença entre a puxada dos pampos e dos outros peixes, um pampo é muito forte e praticamente se fisga sozinho, não dá nem tempo, ele puxa linha mesmo. Era um pampinho menor fisgado no primeiro anzol do chicote. Este teve que ter paciência, pois as meninas queriam bater foto com ele. Volta para o mar, logo em seguida minha esposa convida para voltarmos para casa, hora de desmontar tudo e agradecer a Deus por esta maravilha.

Mais uma para coleção de capturas. 

Todo mundo querendo bater foto com os peixes.


Minha Opinião e Dicas aos Iniciantes:

- Pesque aonde tem peixe, no caso praias limpas. Observe as ondas, geralmente a gente vê os peixes.
- Utilize o material que você tem, claro que linha grossa vai dificultar com as ondas mas não perca a oportunidade. 
- De preferência para iscas frescas, camarão sempre descascado e fresco vai facilitar a colocação no anzol.
- Pesque mais próximo as ondas, pelo que pude perceber os peixes de praia costumam estar mais por ali em busca de petiscos.
 - Tenha paciência, a fisgada de um peixe é bem diferente de uma onda,  o peixe meche a ponta da vara de forma contínua e rápida várias vezes, as ondas mexem a ponta da vara num único movimento geralmente longo e lento.  
 - Tenha perseverança, tente várias vezes, não desista. Observe os demais, pesquise e não perca oportunidade.
- Seja humilde,  uma pescaria pode mudar de ruim para ótima em questões de segundo, basta pegar um peixe apenas. Contar vantagens não é para pescador, por que na verdade para o pescador o que importa não é os peixes que ele pegou mas sim os próximos que ele vai pegar.
- Tenha Consciência, solte o peixe, as vezes é tão emocionante quanto capturá-lo. Tenha respeito com ele, solte-o para pega-lo outro dia novamente. Seja amigo de peixe e trate-o como amigo não como um predador.

Respeite o Peixe, solte para pegar outro dia.


Local: Praia do Quilombo - Penha - SC
Fase Lunar: Nova. 
Maré: Vazante.
Tralha: Molinete Vara Rígida
Isca Natural: Camarão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário