quarta-feira, 20 de junho de 2012

O que pescar no Inverno?

O Inverno no Brasil começa oficialmente hoje (20/06/2012). Muitos pescadores entendem que esta estação do ano não é das melhores para dar continuidade a seu Hobby, isto ocorre por uma série de motivos do tipo: os peixes ficam mais “manhosos”, o frio é “cortante” à beira d’água e com o inverno não se pega peixe, “só gripe”.

No entanto, se o pescador pensa em ficar até setembro - começa a Primavera - sem fazer o que mais gosta por causa das razões citadas, ele está enganado.
Existem diversas espécies de peixes que até gostam do frio”. São elas: black bass, truta e carpa para água doce, anchova, sororoca, olho-de-boi e badejo para água salgada.

Confira algumas dicas para se dar bem na pescaria desses peixes:


Black bass

O black bass é uma espécie introduzida no Brasil na década de 1920. Oriundo da América do Norte, o bass está muito bem adaptado ao frio.

No Inverno, o bass procura o leito dos rios em busca de uma zona térmica mais confortável. É normalmente nesse local que o pescador tem mais chance de capturá-lo.
Essa é uma boa época para testar as técnicas de finesse e deep crank bait, porque os peixes estão mais lentos e atacam a isca ora pela apresentação mais natural ora por reação. Então, temos que buscá-los de maneira mais estratégica.

Para quem gosta de praticar Fly caipira o Black Bass é um peixe muito esportivo para esta modalidade, a dica é utilizar iscas que trabalham mais a flor da água ou meia água.



Black Bass muito esportivo mesmo no inverno.

Truta

Os amantes do Fly Fishing podem tirar proveito do Inverno se o alvo são as trutas. Para elas, se a temperatura variar entre 10ºC e 12ºC melhor ainda (o calor nunca favorece a truta). O peixe só ficará inativo com a temperatura abaixo dos 5ºC.

Mas se o pescador não for muito fã do fly, ele pode ficar tranquilo, o Fly Caipira está aí para resolver a situação. Equipamentos leves com o uso de molinetes e spinners tamanho 1 e 2 também podem garantir bastante divertimento.

Um bom local para pescar trutas são as regiões montanhosas, como em Santo Antonio do Pinhal (SP), serra Catarinense (Urubici) e Rio Grande do Sul (São José dos Ausentes).

Truta Arco-iris

Carpa

Moradoras de diversos lagos e rios do Brasil, as carpas também são “friorentas”. Quando a temperatura varia entre 15º C e 17ºC elas ficam mais ativas e podem tomar a linha do seu molinete ou carretilha com muita facilidade.

O uso de cevas para atrair as carpas. O tipo de ceva vai da criatividade do pescador. Mas é bom cevar um determinado local, porque isso facilita a pescaria da espécie.

Feito isso, o pescador pode utilizar iscas naturais, de preferência massa.

Para quem é iniciante, pode praticar diferentes modalidades de pesca, pois carpas cabeçudas utilizam sistemas diferentes para a pesca de carpas capim, carpas húngaras e carpas prateadas.



Carpa Cabeçuda

Carpa Capim
Carpa Prateada (Carpa Comum)

Carpa Hungara (Carpa Espelho)

Nenhum comentário:

Postar um comentário