sexta-feira, 30 de março de 2012

Peixes do Fly Caipira - Acará


ACARÁ (Geophagus brasiliensis)
ou Cará.


Características: é uma das espécies mais comuns nas bacias do rio Doce e do Paraíba do Sul, ocorrendo também na bacia do rio São Francisco. Apresenta espinhos defensivos nas nadadeiras dorsal, ventral e anal. Sua coloração é realmente magnífica. Cores vermelhas, azuis e faixas turquesas.
Habitat: especializado em ambientes de águas paradas, mas é também comum nos rios, especialmente nos remansos ou nas margens com vegetação abundante.
Ocorrência: bacias do rio Doce, do Paraíba do Sul e do rio São Francisco.
Hábitos: é de natureza plástica e flexível, e por esse motivo é uma das poucas espécies que se adaptam muito bem às condições de reservatórios.
Alimentação: onívoros, comendo uma ampla variedade de alimentos no fundo, os quais são triados com sua boca protrátil.
Reprodução: na época de reprodução, o casal limpa uma área de fundo arenoso, e o defende contra intrusos. O número de ovos não é muito elevado, sendo que o macho toma conta dos filhotes recolhendo-os na sua cavidade bucal. Os exemplares machos adquirem uma protuberância na cabeça na época da reprodução, que desaparece após a fase sexual.
Ameaças: possuem carne apreciada pela culinária por isso são muito pescados. Poluição e destruição do habitat são as principais ameaças.

Grandes lembranças possuo de minha infância quando pesco um exemplar deste.
Pesquei muito com vara caipira de bambu.
"Cada Chinelo", assim falávamos.
Vez ou outra ainda capturo este brigador dos riachos e rios.

E vamos para a pescaria!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário