terça-feira, 26 de janeiro de 2016

Pescaria de final de Tarde - Dica sobre Produtividade na Pescaria de Praia


Levei meu pessoal para praia, estão de férias e eu não. Porem tinha alguns trabalhos para serem feitos no litoral me facilitando o retorno no final da tarde.

Nesta terça, concluí meus trabalhos e por volta das 18:00h já estava em casa. Decidi então arriscar uma pescaria de final de tarde, mesmo sabendo que mão possuía muito de Luz.

Pesquei até anoitecer e até consegui enxergar, outro detalhe, utilizei como isca o que encontrei na praia, no caso pequenas tatuíras. Tive sorte em encontra-las a maré estava em completa vazão, o que realmente dificultava para encontrar organismos na areia. Outra situação que posso dizer, quando a maré está em vazão total, a produtividade realmente é muito baixa, alem das ondas tenderem a perder a força, os canais de peixes não ficam bem definido, a força da onda é pouca para forma-los.

Segui a estratégia de pescar com as tatuíras vivas, é uma técnica cruel para as tatuíras, embora a ciência confirme que são encapasses de sentirem dor, passo o anzol pela calda de maneira a ponta com a fisga sair no meio do casco (Veja minhas dicas sobre iscas vivas). Esta técnica permite que a isca se movimente na água num estilo que demonstra ser fácil captura-la.
Não ocorreu nenhuma ação, nada, troquei a isca algumas vezes mas nenhum movimento. Ao meu redor estavam vários pescadores de final de tarde e o mesmo pude observar.

O VERDADEIRO PESCADOR DE PRAIA

Neste ponto quero fugir de minha pescaria e falar um pouco sobre a realidade de um pescador de Praia.  Se engana quem acredita que uma pescaria de praia é uma loucura de ação e sempre se enche o balde de peixe (quando a pretensão é a captura para consumo).

Todos contam histórias incríveis de muitas capturas, mas com a experiência que possuo, lamentavelmente um ponto não é contato, o tempo, isto mesmo, quanto tempo o pescador pescou. Uma pescaria de praia para possuir certo número de capturas deve possuir no mínimo três horas de duração. Quando escuto que o pescador ficou pescando vinte minutos e pescou uma variedade de peixe enorme com muitas capturas, logo imagino, este cara andou assistindo muitos programas de pesca.

Este é o ponto, quando assistimos um programa de pesca, só presenciamos o momento de cada captura, muitas vezes para um apresentador fazer um programa de 20 minutos de duração tem que pescar durante dois ou três dias seguidos. Mesmo quando teve sorte, levou no mínimo 4 horas para realizar a pescaria.

Temos que lembrar que estou falando de uma pescaria com variação de espécies, não estou falando aqui de achar um cardume de Pampos e tirar 10 em um intervalo de tempo pequeno. As vezes damos esta sorte, mas neste ponto sou matemático, amplia esta sorte quem pesca continuamente.

Então meu amigo, se você está iniciando a pescaria, ou pesca apenas em temporadas, quero lhe dar uma notícia triste, você acaba pegando um ou outro peixe em sua pescaria, não por que não tem peixe, mas sim, devido ao tempo que você pesca, sua técnica e continuidade.

Geralmente uma pesca em praia sadia (sem poluição), num intervalo de três horas gera uma quantidade de 3 a 8 capturas. Mesmo pescando com mais de um equipamento. Até por que utilizar muitos equipamentos(varas) compromete a atenção do pescador. Acredito que um pescador consiga atender apenas três varas sem comprometer a atenção aos detalhes da pescaria.


Vai aqui meu relato, um pouco de experiência vivida e um de meus ditados "Só pega peixe quem pesca". Se o pescador procura ampliar a chance de captura, alem de pescar em praia sem poluição, possuir boa isca, preparar o equipamento de forma correta e posicionar o anzol no local certo da praia, também necessita pescar durante um intervalo de tempo adequado.

Minhas pescaria não rendeu nada, voltei para casa sem captura hoje. Acredito que dessa vez, o tempo é que foi o maior influenciador de meu insucesso.

Vou, mas volto, com certeza.



Nenhum comentário:

Postar um comentário