quinta-feira, 15 de novembro de 2012

Pescaria de Michole na Praia Vermelha - Penha - SC


Neste feriado acordei cedo peguei as meninas e a patroa e fui para a Praia Vermelha em Penha - SC. Já faz algum tempo que pretendia fazer uma pescaria nesta praia, por se tratar de uma praia de ondas fortes e muitos costões é considerada uma praia de pescadores, até por que nenhum banhista é louco suficiente para entrar na água.

Lado Direito da Praia.

É uma praia paradisíaca, praticamente deserta, sem nenhum vendedor de sorvete, cangas e toda tralha de praia, poucas pessoas na praia, somente gaivotas e ondas gigantes estourando nas pedras que servem de fortaleza em uma parede que segue horizontalmente alguns metros antes da praia. Outra característica a areia é muito grossa, composta de cacos de conchas e pedrinhas.

Lado Esquerdo da Praia.

Local que historicamente pescadores contam proezas de troféus como garoupas enormes, sargos e robalos.  
Sabia que iria pegar peixes diferentes dos costumeiros Pampos, Betaras e Carapicús.

Cheguei na praia por volta das 10:30h, as meninas me acompanharam esperaram montar a tralha e devido as nuvens feias que se avistava no horizonte se retiram. Combinei para minha esposa me buscar por volta das 16:00h mesmo que chovesse.

Lado Esquerdo.

Armei minhas varas, mas desta vez trouxe também meu molinete marines XT6000 para armar com charutos as demais com o tradicional camarão descascado iscado em filés.

Tão logo  elas sumiram de vista, um primeiro puxão, o lindo telegrama na ponta da vara, comecei a recolher a linha e sentir as trombadas na ponta da vara. Um lindo Marimbá, peixe que lembra uma tilápia, de tamanho considerável.  Começou muito bem, pois nunca tinha pegado um Marimbá antes.

Um Marimbá de tamanho bom

Arrumei as iscas e mal entrego a vara ao suporte (Cano de PVC, ótimo) e a vara menor começa a dar alguns sinais. Pego na mão, confiro e sinto puxadas sutis, recolhi a linha e para minha felicidade um pequeno Michole-da-areia. Fiquei com pena dele pois a anzol machucou um pouco as guelras, soltei com cuidado mas não tenho certeza, pelo menos dei uma chance a ele.

Cara faceiro.

Depois disto foi um show de Micholes, praticamente um atrás do outro, cheguei a pegar o meu primeiro Duble de Micholes. Pude observar uma variação muito grande de cores entre cada exemplar. Foram em torno de 6 Micholes praticamente na sequência até que despencou água.

Muita chuva, vento, mas como sou realmente um pescador, fiquei ali, firme da praia. Olhei ao meu redor e me toquei que neste momento era apenas eu, o marzão e a chuva, foram alguns minutos de mundo somente para mim, realmente isto não tem preço.

Michole da Areia.

A chuva se acalmou um pouco ficando apenas chuviscos,  novamente um novo puxão e lá veio um novo Marimbá, não tão grande quanto o primeiro mas brigador. Tirei o anzol com cuidado, muitas fotos e vamos ao ritual de soltura.

Na sequência mais um cai na outra vara, do mesmo tamanho. Uma meia hora de calmaria e um novo exemplar consigo pegar. A isca já estava acabando e comecei a improvisar com rabos de charuto.

Minha outra vara com charuto não deu muito resultado, arrumei ela com material para espada e deixava quieta no canto, apenas um momento que dado a puxada derrubou ela na areia, arrumei o suporte melhor de forma a não arcar mais, mas também foi o único puxão.

Para finalizar um bagre branco é trazido ao reboque, parecia que a linha estava enroscada em alguma pedra, o bicho não briga mas faz peso na ponta da linha. Mais duas cocorocas pequenas e finalizei a pescaria.

Estava marcando 16:00h e iniciei o desmonte da tralha.

Ótima pescaria, 4 Marimbás, 6 Michole-da-areia,  1 Bagre, 2 Cocorocas. Todos espécies que não costumo pegar em minhas pescarias de praia. Não vejo a hora de retornar.

Duble de Michole.

Segundo Marimbá

Terceiro Marimbá

Quarto Marimbá

Cocoroca pequena

Bagre Branco

Todos voltaram para o marzão.

2 comentários:

  1. praia adoravel, provavelmente se voce retornar la nos esbarramos na araia, pretendo me arriscar com robalos na carretilha montado no costao
    forte abraco

    ResponderExcluir
  2. Robalos!!! Uma Dica, nos braços de mar montado de ponto em ponto na orla de Piçarras diz que está dando muito robalo. Até quero testar num final de semanas destes.

    ResponderExcluir