domingo, 4 de agosto de 2013

Só Pampinhos

O dia acabou limpando e virando um lindo dia azul de inverno.
Como tinha sobrado isca do dia anterior dissidimos voltar para casa mais tarde e aproveitar o final do domingo.
Dia azul de Inverno - Praia do Quilombo Penha -SC
As 14:00h voltei para a praia e fui tentar capturar alguns amiguinhos.
A combinado era que após as meninas acordarem poderiam me buscar na praia (Quilombo - Penha SC).

A Maré estava bem alta, quase batendo nas plantas próximo do calçadão.
Logo já estava com minhas varas na água e não demorou muito para sentir alguns movimento de ponta de vera, sem vento nenhum e arremessando após a segunda arrebentação a ponta da vara não se mexia, qualquer movimento era visto.
Assim pude ver um pequeno telegrama ser passado, a ponta de minha Super Cast fez alguns movimento de ponta de vara, empunhei e observei, aguardei um pouco e quando percebi o movimento fisguei, senti o pequeninho ser preso.

Puxei para fora e trouxe um Pampinho malhado, tirei algumas fotos e fui para soltura. Como a onda estava forte logo pude solta-lo que saiu faceiro para dentro da onda. Os Pampos são peixes mais resistentes quando comparados com Paratis ou Uburamas. Eles possui muita resistência fora da água alem de não se machucar muito durante a captura.

Observei que o pescador que pescava do meu lado ficou sismado que soltei o Pampinho.
As ondas estavam realmente fortes e a Maré começou a baixar.
Acredito que cheguei na praia exatamente no ponto alto da mare inicio do movimento de baixar. Isto muda um pouco o fundo o que pode atrapalhar a encontrar o peixe. Tomei a decisão de arremessar mais ao fundo na terceira arrebentação de onda (da praia para auto mar).

Depois de 1 hora de penumbra novamente novo movimento de ponta de vara e quase na sequencia trouxe mais dois Pampinhos, um até que maior que o primeiro.
O final de dia estava realmente maravilhoso, céu azul, sem vento, água muito limpa.
As meninas então chegaram para brincar um pouco na praia e uma delas logo indica - Olha pai um pinguim.
Descobri o por que não estava conseguindo muito resultados, um Pinguim (Comum nesta época do ano na praia, parece que se perdem das correntes do sul) nadando de um lado para o outro da praia.

Maré baixando - Água limpa, Céu Azul

Nestas condições é quase que improvável que consiga pegar alguma coisa, claro que os peixes como eu observaram o pinguim e saíram da praia para não correr risco de virar jantar.
Recolhi minhas tralhas e fomos para casa jantar.

"A Natureza nos surpreende a cada momento, a cada instante, a cada nascer ou por do sol, a cada dia de nossas vidas. Quando deixarmos se observar isto, nossa vida passa mais pedresa e a única certeza é que disperdamos tudo isto".

Tiramos algumas fotos no costão da Praia do Quilombo logo pela manhã quando caminhávamos. Compare a cor do céu e como estava o mar com as fotos do céu azul da tarde.
O mar muda rapidamente é muito interessante, por isto alguns pescadores se perdem no mar, tudo lindo azul e calmo e em minutos muda para uma tempestade.

Se bem que aqui a coisa é ao contrário.

Resultado da pescaria: 3 Pampos Malhados, um Pinguim atrapalhando e algumas fotos lindas.

Vista da praia do Costão do Quilombo - Penha - SC

Costão da Praia do Quilombo - Ilha Feia - Penha - SC

Nenhum comentário:

Postar um comentário