sábado, 3 de agosto de 2013

Agora sei por que tem o nome de Praia Vermelha

A algum tempo estava planejando pescar na praia Vermelha em Penha - SC. Ela fica atrás das montanhas do parque Beto Carreiro, praia muito agitada, ondas fortes considerada praia de pescador. O pessoal do Parapente adorá devido as fortes rajadas de ventos que veem do mar subindo a montanha logo a frente.


Pois bem foi bem estas rajadas de vento que pude enfrentar.
O dia amanheceu limpo e pela manhã de uma hora para outra "virou o tempo", nuvens acinzentadas pararam sobre a montanha que dá acesso a praia vermelha. Disse para meu pai "lá se foi minha pescaria na praia vermelha", mas pelas 15:00 horas fiz minha esposa me levar até lá, meu pai topou ir de companheiro.

Tá louco como é que você aguenta só de bermuda neste vento?


Ao chegarmos, deu para ver o vento batendo forte nas arvores e ao descer do carro  a confirmação que seria uma loucura tentar. Mas como sou desportista e o que vale é a emoção e praticar, enfrentei o mal tempo e armei minhas varas, quando concluí olhei para traz a procura de meu pai - "Ué, cade o homem", ele não aguentou o frio e se abrigou atrás de um posto salva vidas.

Na praia nenhuma alma viva, nem gaivota estava enfrentando o mal tempo, somente se avistava alguns barcos de pescas fazendo a festa com as tainhas.
Uma de minhas teorias é que quando o vento bate contra a praia a tendencia de pegar mais peixes é maior, pois os peixes procuram seguir a corrente a procura de comida que acabam sendo depositadas na areia.
Mas o vento e a corrente estava tão grande que teria que fazer uma espécie de pescaria de rodada, jogo a linha na direção oposta da corrente e deixo levar até a outra extremidade, arremessando novamente para onde iniciou.

Com o vento minha produção não foi nada boa, a dificuldade de identificar o peixe seria muito baixa, somente se fisga-se um peixe grande a ponto de querer levar o equipamento para dentro da água.

Nada de movimento durante aproximadamente 1:30h, somente posicionando as varas no inicio das rodadas e trocando isca. Até que sem mais nem menos minha Sport Mariners Versus 3900t quase é levada para dentro da água se vergando toda. Dei a fisgada e o monstro levou linha embora, não tinha o que fazer apenas assistir, assim que pude tentei recolher linha mas parecia um enrosco não se movia a não ser pelo rabo batendo na flor da água.

Mais um pouco de luta e tentei recolher o monstro mas com o vento e com medo de estourar a linha acabei frouxando demais a linha o bicho deu mais um tapa da flor da água e escapou. Fiquei um tempo me recuperando olhando para o mar enquanto balançava a cabeça, mas pensei, qual é o pescador de verdade de nunca perdeu para um peixe? Agradeci o momento e respeitei meu oponente baixando a cabeça instintivamente em sinal de repeito.

Logo depois meu pai muito prestativo me trouxe um copo de cachaça que ele pegou em um boteco próximo, - Olha toma um gole para se esquentar, não sei como você aguenta só de bermuda neste vento.
Como minha esposa iria nos buscar e não iria dirigir tomei uns goles da cachaça que realmente esquentou o corpo. Depois disto só ficou a história para contar, nenhum sinal de peixe a isca estava sendo trocada por ficar velha na água.

O vento já tinha acalmado um pouco quando a família me buscou, meu pai apenas dizia - Vamos logo para casa tomar um banho quente, tá doido é muito sacrifício para pegar um peixe e depois soltar.


Olha o tamanho das ondas

2 comentários:

  1. PREZADO AMIGO,TENHO 57 ANOS E COMECEI A FREQUENTAR A PRAIA DE PIÇARRAS COM 3 ANOS,AOS SETE OU OITO JÁ PESCAVA COM MEU PAI,DE CANIÇO DE BAMBU E NA FRENTE DE CASA.TINHAMOS UMA CASA BEIRA MAR NA ESQUINA DA RUA DA PREFEITURA,ACHO QUE TEM UM GABIÃO LÁ HOJE.ROBALOS,BETARAS,CORVINAS,RONCADORES,LINGUADOS,PESCADAS,PAMPOS,BAGRES,CAÇÕES E OUTROS ABUNDAVAM POR LÁ.O RIO PIÇARRAS TINHA UMA BARRA QUE FOI ATERRADA E COM A MARÉ CHOVIA ROBALO.COM 14 ANOS PESQUEI UM DE 14 KG,FOI A GLÓRIA.TINHA UMA CASAL DE BLUMENAU,SR MEDEIROS QUE TINHA UMA FABRICA DE PUDINS,QUE PESCAVAM SEMPRE PEIXES ENORMES,NA IULHA FEIA MERGULHAVAMOS E PEGÁVAMOS PEIXES E LAGOSTAS DE BOM PORTE.
    MEU PAI FALECEU EM 87 E ATÉ 2000 FREQUENTEI A PRAIA DEPOSIS MINHA MÃE VENDEU.
    FIQUEI EMOCIADO COM SUA POSTAGEM
    ABRAÇOS
    MEU E-MAIL cacenati@gmail.com

    NA ENSEADA DA PRAIA VERMELHA DAVA MUITOS PEIXES,NO COSTÃO TAMBÉM,NA PRAIA DO QUILOMBO NUNCA PESQUEI NADA.

    ResponderExcluir
  2. Carlos,

    Fico feliz por proporcionar esta felicidade por suas lembranças.
    É o que sempre digo "Família, pescaria e um bom vinho, são ferramentas para uma boa nostalgia".
    Acredito que o que levamos desta terra são os momentos felizes, nossas conquistas e amores. Criei este blog para isto, para servir mais de diário público desta fantástica aventura com meus companheiros nadadores.
    Neste anos de prática só tive alegrias, vi o tempo passar bem devagar por várias vezes, senti a natureza e suas maravilhas e poço dizer este hobby se salvou.

    Tudo de bom, grande abraço.

    E como digo "se a pessoa pesca já tem 50% de chance de ser uma ótima pessoa, se me convidar para pescar não tenho dúvida alguma".

    ResponderExcluir