sábado, 19 de janeiro de 2013

Pescaria na Praia do Quilombo com Convidado de Santa Rosa - RS

Na pescaria de hoje terei como convidado de pesca o Sr.Leomar, pai do namorado de minha filha que veio visitar o filho e aproveitou para passar o final de semana na praia conosco. Eles são de Santa Rosa próximo a divisa com o Paraguai e Argentina.

Sr.Leomar é experiente na pesca de lambaris no rio Santa Rosa que desemboca no rio Uruguay, eles possuem uma casa de campo no município de Mauá, onde pratica principalmente a pescaria de lambaris com miçangas. Segundo ele já chegou a pegar cerca de 300 lambaris em uma única pescaria.

O dia estava muito lindo, muito azul, ondas de águas claras, demoramos muito a pegar a tralha por que ficamos aproveitando a praia com a família, quando chegamos de volta para pescar já eram quase 18:00h (Se bem que estava bem cheia o que dificultaria nossa pescaria).

Eu, minhas duas varas costumeiras e o Sr. Leomar com seu caniço de 3 metros, isto mesmo, segundo ele já teve boas experiências pescando desta maneira. O ançol que ele estava utilizando estava meio enferrujado, ofereci para trocar, mas acho que por educação ele preferiu deixar o que tinha mesmo.

Enquanto estava arrumando minhas varas ele já foi entrando até a cintura na água deixando as ondas bater e colocou sua linha com um chicote de três anzóis o mais longe que podia. Incrivelmente nem arremessei a primeira vara ele já me aparece com um Pampinho feliz da vida. O homem é fera mesmo.

Pesca com caniço na Praia.

Arremessei minhas varas, senti dificuldade pois batia muito vento, sabia que seria difícil sentir o peixe na linha. Fiquei observando a pescaria do Sr.Leomar e logo pude ver uma fisgada muito forte envergando o caniço, ele puxou forte e trouxe o peixe até a flora da água que escapou. Voltou para me mostrar, o anzol tinha quebrado, dei a ele novos anzóis, que preparou tudo rapidinho e voltou para a água.

Belo Pampinho Galhado

O vento era forte, então como os bichos estavam na beirada, pois alem dos dois peixes do Sr.Leomar também podia observa-los nas ondas na espuma. Comecei a arremessas minha linha de forma lateral da praia de maneira a cair na frente da primeira onda, assim a linha permanecia esticada e na posição que estavam os peixes.

Logo veio a primeiro movimento percebível na vara maior de 3,30m, peguei ela na mão e dei uma fisgada, o bicho respondeu arcando a ponta de vara, sabia que era grande. O "Vini", que é filho do Sr. Leomar e irmão do Leonardo namorado de minha filha observou a puxada. Segurei forte e fui trazendo para a areia, pude ver a surfada do Pampo na onda. Um Pampo Galhado bem grande, brigador demais, deu vontade de solta-lo, mas como hoje a meta era fazer um frito para o pessoal foi para o isopor.

Pampo Brigador e surfador de onda.

Não demorou muito para o Leomar aparecer com mais um Pampinho fisgado, faceiro, faceiro. Escureceu e com o vento ficou frio, fiquei atento para não ficar somente naquele um, pois sabia que estava próximo de voltarmos para casa. Observei movimento em minha vara maior novamente mal peguei ela na mão para fisgar o peixe, minha vara menor (2,30m) dá sinal de peixe, troco de vara e fisgo o outro também. Trouxe o primeiro para a areia, deixei o peixe dependurado e fui para a outra. Dois Pampos Galhados menores que o primeiro, beleza, já tínhamos um frito. O Leomar então pediu para irmos, estava tremendo de frio todo molhado.



Pesca de Caniço na Praia.


Grande parceiro de pesca este homem, tem todas as qualidades de um bom pescador, persistência, sensibilidade na linha, criatividade e muita mas muita vontade de pescar, até me deixou intrigado com esta forma de pescar na praia que nunca tinha visto antes,  deu curiosidade de tentar também.

Já estava escuro quando peguei esses dois

3 comentários:

  1. Boa tarde. Parabens pelo blog, com conteudo, belas fotos, excelentes dicas e histórias. Esta técnica de pescaria com caniço na praia me surpreendeu, mesmo não sendo adepto à pescaria de praia. Abraço.

    ResponderExcluir
  2. Olá Edinaldo,

    Obrigado por acompanhar minhas aventuras.
    O blog está no formato de um diário, o objetivo é mesmo dar dicas e contar o dia a dia de pesca de um pescador apaixonado por este hobby.

    Valeu! E vamos aos peixes.

    ** Pratique o Pesque e Solte, o peixe agradece **

    ResponderExcluir
  3. Dicas muito interessantes... Vou começar a me aventurar no fly caipira em breve, por influencia de suas postagens e, futuramente, tentar a pesca com caniço na praia. Tenho um blog tambem, "Vamu Peská?" (edinaldopeska.blogspot.com).
    Minhas últimas pescarias tem sido 100 % pesque e solte.
    Abraço!

    ResponderExcluir