sábado, 18 de janeiro de 2014

Pescaria a Curta Distancia - Surf Fishing

Após uma frustante tentativa de pescaria na Praia do Quilombo pela manhã, minhas meninas pedirão para ir na "praia de onda", trata-se da praia de Piçarras que foram junto comigo a algum dias atrás onde puderam brincar tranquilamente nas ondas.

Pescaria a Curta Distância - Pé na Água
A praia do Quilombo pela manhã estava muito calma, porem com muito detritos no fundo o que foi uma frustração total, dois arremessos e dois conjunto Chumbo-chicote-anzol e arranque perdidos. Depois de duas tentativas, tentei pescar na espuma mas era tempo perdido, se estive-se a fim de comer salada de algas seria um sucesso.

Mas vamos a pescaria de Curta Distância na praia de Piçarras. Chagamos por volta das 17:00 horas, levei meu caniço de carbono bem leve e pretendia realizar uma pescaria a Curta Distância com iscas que encontra-se na praia.

Pescaria a Curta Distância também chamada de Surf Fishing trata-se de uma modalidade de pesca de praia, basicamente o pescador fica com o equipamento na mão, entra até o joelho na água e procura pescar já na primeira arrebentação a curta distância. Deve-se utilizar linha 0,20mm com chumbada não maior que 60g, anzóis pequenos (8 ou 9 Maruseigo) com anzol e molinete leves para ser segurados durante a pescaria, o caniço não necessita ser muito grande no máximo 3 metros. O bom desta modalidade é que pode ser feita com a praia com alguns banhistas pois você pesca dentro da água, não atrapalhando a circulação dos pedestres na areia.

Até não estava bem preparado para este tipo de pesca, minha vara Versus tem quase 4 metros mas é bem leve para ser segurada durante a pescaria. Iniciei utilizando Mariscos da Areia e tatuíra e um pouco de Camarão que possuía.

Arremessei praticamente na primeira onda na praia e fiquei aguardando um pouco e pude ver alguns peixes surfando da onda, a praia estava com uma cara de Pampo que só ela, água bem clara de cor verde claro com espuma bem branquinha.

Não demorou muito para sentir o primeiro tanco, foi uma verdadeira porrada na ponta da linha, segurei forte e dei a fisgada, só escutei o barulho tradicional de elástico arrebentando. Que M....Pena, parecia bem grande, voltei para minha tralha e preparei novo jogo, chumbada-chicote-anzol e dessa vez até utilizei um Camarão artificial entre o primeiro e o terceiro anzol.

O mesmo se repetiu, não demorou muito e novamente um belo tranco - "TUMMM". Fisguei o garoto que dessa vez não ouve conversa, foi capturado. O mais emocionante nesta modalidade é ver o peixe surfando quando você o trás para a areia, por isto é chamado de Surf Fishing.

Um belo Carapucú, bem grande e bonito, fiquei faceiro e pelo mesmo toque pode-se dizer que o anterior que escapou era também um desses.
Deixei ele se recuperar e saíu contente nadando rápido para o mazão de onde veio.

Continuei a pescaria mas observei que a linha estava um pouco áspera. Como a vontade é maior que a razão, vai assim mesmo. Se tive-se pensado um pouco nem ariscaria, pois linha áspera é sinal de apenas uma coisa, perder todo o conjunto.
Dito e feito, bastou mais um tranco, que provavelmente era mais um Carapicú e a linha estourar feito um elástico. Que pena, quase chorei, não tinha trazido todo o material para Praia e não tinha como montar um novo jogo.

Mas sem sombra de dúvida valeu muito a pescaria.

Nenhum comentário:

Postar um comentário