segunda-feira, 22 de julho de 2013

Pescador de Neve

Montanhas brancas de Neve

Saímos logo cedo para mais uma aventura.
O objetivo era aproveitar a alta possibilidade de cair neve na serra catarinense e pescar trutas em temperaturas a baixo de zero.

Saímos de Blumenau as 4:30h da manhã e fomos direto ao morro da igreja em Urubici-SC, ponto mais alto de Santa Catarina. Chegamos por lá por volta das 9:00h com o termômetro marcando 1 grau. Para nossa surpresa ao chegar no alto do morro nos deparamos com muitas pessoas com seus carros estacionados aguardando a neve, uma verdadeira bagunça organizada. Decidimos aguardar por pelo menos três horas, estávamos bem agasalhados, com comida e lanches disponíveis, água e refrigerante, sem nenhuma necessidade.

Somente eu e mais algumas pessoas tinham coragem de ficar fora do carro, o termômetro baixou para zero grau quando iniciou uma espécie de chuva congelada, com o vento e o frio a sensação era segundo o pessoal de -10 graus. Acredito por que fiquei com o rosto todo queimado do frio. Dava para ver os flocos de micro granizo caindo no para brisa do carro.

Tirei algumas fotos de minha jaqueta toda pintada de chuva congelada. Depois o tempo começou a limpar e podemos observar que uma montanha mais a frente estava branca, coberta de neve em toda sua extremidade. Acho que na caça a neve exageramos na altura e a neve caiu nas montanhas mais a baixo e no vale. Nos arrumamos e saímos em direção a São Joaquim, a ideia era  parar em algum dos pesque e pagues que possuem trutas para pescar.


Logo saindo de Urubici encontramos arvores congeladas, certas coberta por uma camada de gelo, mais a diante a impressão de que a relva tinha sinal de neve. Observei que de vez em quando passava um carro com um boneco de neve no capô, concluímos as fotos e saímos a procura de locais que possuíam neve.
Um pouco antes de chegar em São Joaquim começamos a encontrar locais totalmente brancos com o acumulo da neve. Geralmente locais que ainda não tinha batido o sol que após limpar o tempo tornou um ambiente muito lindo com céu azulado.

Neve Acumulada
Andamos mais um pouco e nos deparamos com um verdadeiro festival da neve, bem na pousada onde pretendia pescar as trutas, muita gente parada apreciando a neve acumulada. Na pousada Snow Valley possui vários chalés para alugar com trilhas ao meio de bosques. Peguei uma das trilhas e fui atrás de um riacho que dizem a lenda possuir trutas naturais, na verdade um dos pontos altos da minha viajem era explorar estas trutas. Andei um pouco pela trilha mas infelizmente a lama causada pela chuva contínua nos últimos dias estava intrafegável. Em duas curvas de caminhada meu tênis parecia uma bota sete léguas, minha esposa pediu para que eu deixar para outra ocasião e ficar apenas com a apreciação da neve.


Caminho paras as Trutas

Pescaria frustrada, ficou a apreciação deste maravilhoso espetáculo da natureza.

Caminho para as Trutas

Pousada Snow Valley - São Joaquim - Sc

Caminho das Trutas

Morro da Igreja em Urubici - SC:

Nenhum comentário:

Postar um comentário