quarta-feira, 3 de julho de 2013

Síndrome do Pescador Lobisomem


Uma das superstições mais discutida e comentada no esporte de pesca esportiva é a influencia da lua sobre a pesca. Existem mil e uma explicações, uns afirmam que na lua nova é bom, que na lua minguante e o mais escutado e quase unanime a lua cheia.

Tem pescador que somente pesca nesta lua, se não for nela não adianta nem ir. Ainda tem alguns com a receita de três dias antes, três depois e assim por diante.

O fato é que não existe nenhuma comprovação científica para o fenômeno  Sabe-se na verdade que pouco influencia, mas isto somente poderá lhe responder um pescador que pesca todo dia. Minha primeira pergunta é, se a lua cheia é a melhor lua e as demais não adianta nem tentar, como é que sobrevive o pescador profissional que vive da pesca? Se fosse verdade ele estaria perdido.


Começo meu estudo a procurar o intendimento deste mito, de onde vem? Por que todos afirmam sem nenhuma comprovação?

Acredito que o mito da melhor lua ser a lua cheia remonta da época em que não se tinha formas de iluminação eficiente, onde o pescador tinha que pegar sua canoa e se guiar apenas com lamparinas ou tochas.
Nesta época primitiva da pesca, em época de lua fraca não poderia pescar a noite. Quando chegava a lua cheia era possível pescar também durante a noite, pois a iluminação da lua ajudava no trabalho.
Desta forma foi passando de pai para filho a tradição que na lua cheia se pegava mais peixe, com o passar do tempo e com a criação de formas de iluminação mais eficiente, pescar na noite não é tarefa mais tão difícil, porem ficou impregnado na cultura que na lua cheia é melhor.
Como se os peixes fossem lobisomens que ficam mais ativos na lua cheia, várias suposições são criadas, várias histórias são contadas.


Lua Cheia no horizonte

Um fato que se pode dizer é que realmente a lua cheia tem influencia sobre as mares. Desta forma podemos supor que com a maré mais alta no caso da pesca de praia, atrai algumas espécies de peixes oportunista que  possuem o objetivo de explorar a orla da praia que com outra maré não é possível.
É o caso das Betaras, dos Bagres, Baiacus e outros peixes de fundo de areia.

Porem os demais não possuem nenhuma relação aparente.
Já na pesca de rio, não existe nenhuma influencia no nível dos rios e por sua vez nenhuma relação de melhora.

Minha opinião pessoal é que no caso da pesca de rio, a lua cheia até pode atrapalhar. Isto por que os peixes que costumam caçar na boca da noite a procura de insetos acabam por prolongar sua caça devido a iluminação da lua. Desta forma, ficam saciados e sem fome durante o dia, tornando a atração por isca natural ou por caça com isca artificial algo  não tão atrativo comparado quando o peixe está realmente com fome.

Pela estatística que fiz durante dois anos, pescando quase que todos os finais de semana é que na lua minguante, tanto em rio quanto em praia é a melhor lua. Acredito que devido ao fato acima narrado, ou seja, o inverso da lua Cheia, por não ter luz os peixes da boca da noite e amanhecer não podem prolongar sua caça ficando com fome e propensos a aceitar tudo que lhe é oferecido.

Mas claro este é um assunto que daria muito tempo de debate, como falei, é apenas especulação de uma superstição sem fundamento científico. Utilizei apenas alguns fatos históricos e estatístico para embasar meu ponto de vista, o que importa mesmo é poder pescar.
Para um pescador somente o que influencia é a disponibilidade de tempo, se dá tempo, vamos para a barranca do rio ou lago, vamos para as praias e costões ou pegamos nossa embarcação e rumamos para este esporte maravilhoso, tranquilo e gratificando da pesca esportiva.


Lua Cheia sobre a praia

Um comentário:

  1. Excelente artigo.
    Na minha opnião, lua não interfere na pescaria. Só tenho preferencia pela lua cheia, pela luminosidade extra que se ganha no acampamento. Abraço.

    ResponderExcluir