domingo, 7 de julho de 2013

Pescando Parati Barbado no Inverno

Hoje deixei a preguiça de lado e saí sedo da cama. Já as 08:00 horas estava na praia armando minhas varas.
Nenhuma alma viva na praia, tudo tranquilo e calmo. Dessa vez não tinha surfistas e as onda continuavam com três arrebentações bem definidas.

Praia típica de Inverno

Observei que continuava com muitas algas e materiais orgânicos na água, então procurei um local com mais onda e que a praia é mais profunda. Geralmente estas características podemos encontrar mais ao centro da praia, tentando ficar o mais longe possível dos costões onde se depositam este material.

Já de início ví que nas primeiras arrebentações seria difícil pegar alguma coisa, isto por que estava pescando com minhoca da areia e os Síris batiam forte comento toda a isca. Até peguei um Síri pela boca no anzol, coisa que demonstra a quantidade que deveria ter naquela profundidade.

As minhocas da areia são boa isca, porem observei que atraem com frequência os Síris.
Comecei a arremessar o mais longe possível tentando ficar paralelo ao vento. Alem do frio estava batendo um vento forte e frio o que de certa forma prejudicou a pescaria durante as primeiras horas de pesca.
Só então quando o vento passou e encontrei o local onde estavam os peixes que tirei meu primeiro Paratí Barbado. O tempo estava meio fechado, com ondas forte e com bastante material orgânico o que favorece a pescaria desta espécie.

Cometi um erro gravíssimo ao  soltar o peixe, não deixei ele se recuperar. O Paratí é um peixe que briga forte no início da fisgada mas logo se entrega, deve-se esperar um pouco que ele se recupere dentro da água para solta-lo, caso contrário vai acabar morrendo de rolo nas ondas. Fiquei com dúvida se este exemplar se recuperou a tempo.

Mais um pouco de tempo e tirei um pequeno Pampo. Percebi que as minhocas atraem pampos de tamanho pequeno. Soltei o garo que saiu faceiro para dentro no mar, este peixe é brigador e forte, bem resistente, pois até levei certo tempo até bater a foto e ele saiu bem  forte para dentro.

As meninas e minha esposa já tinham chegado na praia. Inventarão de soltar uma pipa tipo asa delta, dei atenção para elas e tirou um pouco da atenção nas varas que ficaram sem isca.
Depois de uma nova calmaria e com as minhocas acabando estava ficando preocupado que iria ficar só nisto, nas finalmente um escanda-lo na ponta da vara anunciou mais um Paratí.

Paratí em dia de Inverno

Retirei o garoto que levou a linha de um lado para outro da praia, até que se rendeu o o trouxe para tirar umas belas fotos. Desta vez esperei que ele se recuperasse para solta-lo, saiu forte e tranquilo nadando para dentro das ondas.

Espero da próxima vez pescar com camarão rosa bem fresco para garantir Pampos maiores. Pela experiencia as minhocas são boas mas atraem peixes menores.

É prudente esperar o peixe se recuperar antes de solta-lo

2 comentários:

  1. Sou novo na modalidade pesca de praia e pelo jeito me rendi totalmente a esse tipo de pesca. Achei muito legal seus relatos e pude comprovar como o faceiro parati barbado gosta de se mostrar no frio, aqui em São Paulo nesse inverno tem saído (e voltado para a água) essas duas variedades, paratis e pampos. Parabens pelo blog, vc ganhou um leitor que será assiduo por aqui. Abraço!
    Eduardo Greco

    ResponderExcluir
  2. Me coloco a disposição para apoia-lo em dicas e outras dúvidas.
    A Pesca de Praia realmente é muito agradável e rende a seus praticantes momentos felizes. Quero lembrar que do contrário que pareça a pesca de praia é muito técnica, não é apenas jogar um anzol com camarão nas ondas que vai pegar, desta forma, temos um ciclo de aprendizagem que nós dão resultados. Para crescer na modalidade deve-se mesmo pesquisar, se aprimorar e prestar atenção em cada pescaria.

    Grande Abraço.

    ResponderExcluir