domingo, 9 de dezembro de 2012

Sem Pescaria mas muito Peixe - Cruzeiro Itajái X Búzios X Santos


Dessa vez não ocorreu pescaria, apesar do arrependimento ser grande, mas vale a pena contar pois este Blog não é sobre pesca, é na verdade o diário de um pescador.

Eu e minha esposa tivemos o privilégio de participar de um Cruzeiro que saiu de Itajaí  direto a Búzios, passou por Santos e retornou a Itajaí, 5 dias de passeio com paradas programadas.

Alem de todo o atrativo do barco como pescador posso dizer sobre a magnífica sensação de estar em alto mar, olhar para todos os lados e somente ver água. Fiz isto durante várias vezes e em uma delas pude ver um cardume de peixes voadores saindo da frente da rota do navio. Confesso que nunca tive o prazer de ver este peixe e foi espetacular vê-los saindo da onda voando durante alguns metros até pousar novamente em outra onda.

Costão em Búzios

Chegamos a Búzios e todos podiam perceber minha euforia em ver tamanha beleza de praias, somente o que me passava pela cabeça era estar com uma vara na água. Praias completamente preservadas, águas limpas de cor verde claro, costa e areia intocadas pelo homem. Já no trapiche onde descemos pude ver várias farnangaios de tamanho considerável nadando tranquilamente, mais adiante flagramos  três tartarugas de pende brigando por um bonito carapicú.

Grande Farnangaios

Tartaruga de Pente em Búzios.

Todo lugar que passávamos meu comentário era o mesmo: - Que lugar para dar uma pescadinha!! Paramos em uma praia chamada Ferradura, eu e minha esposa saímos pela praia e por diversas vezes pude ver michole-da-areia e manjuvas.

Baia em Búzios

Porem para meu espanto a água e muito fria, nunca senti uma água tão fria assim, sempre me disseram que em Búzios a água era fria, mas sinceramente tinha a impressão que tinha cubo de gelos dentro da água. 

Em Santos que atracamos no outro dia achei muito interessante os canais que atravessam toda a cidade, solução interessante do começo do século para facilitar a visita as praias que eram feitas á cavalo, xaretes ou barcos. Os canais são muito limpos e do contrário que todos imaginam, mesmo sento uma cidade de tamanho considerável com o maior porto do Brasil, não corre esgoto por eles. Pude ver por diversas vezes durante o trajeto e de dentro do ônibus que fazia o City tur pela cidade peixes como robalo e cocorocas dando botes na flor da água entro dos canais.

Peixes no canal de Santos.

E para completar o passei na visão de um pescador visitamos o Aquário de Santos, hoje considerado um dos maiores aquários do mundo.

De entrada no primeiro tanque me deparei com os peixes que costumo pescar nas praias em Santa Catarina, Pampo, Michole, Marimbá. Demorou muito até que consegui tirar algumas fotos decente, o reflexo do vidro atrapalhava a foto mas acho que consegui algum resultado.

Pampo Galhado do tamanho de minha cabeça

Peixes muito bonitos.

No próximo tanque estavam os peixes amazônicos,  Cacharras, Surubins, Pacús, Tambaquis, muitos lambaris e dois espetaculares Pirarucu. Eram peixes muito sadios,  dava para perceber devido a coloração das escamas todas brilhantes e  perfeitas.

Cacharas e Surubins

Dois enormes Pirarucu.

Em um tanque maior vários tubarões lixa, tubarão bambu.

E por ultimo tinha um enorme tanque com Pampos gigantes, sinceramente nunca vi tão grandes assim, alem de um enorme cardume de Bagues Pretos e Brancos, Robalos, Cangulus, Marimbás.

Velos assim vivos me fez lembrar que a pesca predatória, a que apenas pesca sem soltar o peixe, sem consciência de preservação, acaba destruindo criaturas tão pelas e magníficas como estas. Sem pensarmos nisto corre o risco que meus netos, próxima geração, não tenha o privilégio que eu tive.

Para quem puder, não deixe passar esta oportunidade.
Dicas para um passeio como este você pode ter em http://www.pullmantur.com.br.
O atendimento deste pessoal é simplesmente espetacular.

Rua preservada conforme inicio do século em Santos - SP

Navio Empress Ancorado.

Por do Sol de cima do barco.

Piranhas bem de pertinho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário