sábado, 1 de dezembro de 2012

Ondas lindas e verdes, dia querendo chover, mas deu peixe na praia

Fomos para a praia pois as meninas estavam com saudade da casa de praia da vovó.

Chegamos bem na hora do almoço, mas a vovó já estava nos esperando. Almocei e fui atrás de uma boa isca para a pescaria, como sempre comprei bons camarões nos maricultores no final da praia de armação. Todos passaram protetor solar, pegaram a tralha de praia, eu peguei minha tralha de pesca e fomos para a praia do Quilombo (Penha-SC) que é próxima da casa de meu pai (Aqui vovô).

Meu pai desta vez decidiu assistir tudo de camarote, levou a cadeira de praia e se instalou atrás de meus assistentes de varas (Canos de PVC). Como tudo foi meio repentino, não trouxe todas as varas, apenas a super cast de 3,3m com molinete XT 4000 e minha velha companheira de 2,1m com um molinete que nem sei a marca.
Armei minha vara menos com anzóis menores com chicote de três pernadas, com muito camarão descascado o que fez várias trouxinhas atrativas para os peixes.

Não demorou muito e senti uns primeiros toques na linha, seguido de beliscões sutis, nem tinha armado minha segunda vara, peguei na mão e fiquei na espreita, mais alguns beliscões e dei um puxão, parei para ver se tinha fisgado e senti o telegrama, fui puxando o danado. Meu pai foi logo perguntando - já pegou?!!! Puxei com cuidado e na onda pude ver o peixinho, parecia uma betara pequena na espuma mas assim que saiu da onda percebi o que era, um pequeno robalo. Hoje estava prometendo, de primeira já veio um robalinho, comentei que se tem pequeno tem grande.

Robalinho Valente.

Arrumei minha segunda vara e fiquei observando o movimento de ponta de vara, alguns minutos depois minha vara maior de arremesso deu sinal. Peguei na mão e tentei sentir o peixe, senti as mamadas e dei um puxão, o bicho respondeu com um estardalhaço na linha, fui puxando para a praia e parou a briga, vez ou outra parecia que o chumbo ficava enterrado na areia e voltava a soltar. Quando chegou mais próximo da areia começou a briga novamente, olhei na espuma que tinha pegado o bicho, um bagre negro pequeno.

Bagre Negro

Mal arremessei a vara novamente e senti a outra vara trabalhar, fiquei na espreita dei um puxão mas não obtive sucesso, tirei da água e uma trouxinha estava vazia. Arrumei novamente e arremessei novamente, mal coloquei no assistente e novo trabalho de ponta de vara, peguei na mão e dessa vez dei uma fisgada fatal, senti a briga do bicho ma ponta da vara, era um belo Parati Barbado, acho que o maior que já peguei até agora.

Belo Parati Barbado.

A outra vara deu sinal, pelo desespero na ponta da vara o bicho já estava ferrado, fui trazendo o bicho para fora, era um pelo Pampo-Amarelo. Meu pai apenas se rebolava na cadeira assistindo a manobra.

Depois disto deu uma boa parada, apenas troquei as iscas algumas vezes e ficamos no aguardo. Quando meu pai começou a convidar para ir embora, comentei com ele, vou dar o ultimo arremesso. Observei a minha vara maior e iniciou um trabalho frenético, peguei na mão e fisguei, o bicho respondeu com uma boa briga, ao chegar nas ondas pude ver que se tratava mais uma vez de um Parati-Barbado, estes peixes são valentes e bom de briga.

Pampo Amarelo.

Inicia todo o ritual de tirar fotos e soltar o peixe. Comentei com o pai, vou tirar a outra vara e vamos indo. Mas antes de chegar a ela observei os toque de ponta de vara, firmei a vara e senti que o bicho estava fisgado, mais um Pampo-Amarelo.

Dia maravilhoso de pesca, adoro esta praia, voltei para casa com muita historia para contar, apenas lamentei por ter esquecido minha máquina digital para registrar a pescaria, tive que tirar fotos com o Celular de minha esposa que a medida que era ocupado sua memória foi baixando a resolução das fotos.

Belo Pampo Amarela

Pampinho Amarelo

Parati-Barbado

Resultado da Pescaria: 1 Robalo, 1 Bagre Negro, 2 Paratis, 2 Pampos.


Nenhum comentário:

Postar um comentário