quarta-feira, 10 de outubro de 2012

Pesque e Solte para Pescadores Evoluídos.


Muito bem, quando o assunto é pesca esportiva sempre vem a pergunta: Mas o que é pesca esportiva? Assunto polêmico, alguns dizem que pescaria por definição é um esporte, outros dizem que somente é esporte quando a pesca é controlada.

Ao meu ver antes de mais nada a pesca é uma forma primitiva de sobrevivência, retornando o homem em sua primitiva necessidade de procura de alimento, possivelmente deve ter sido uma das primeiras formas de se conseguir alimento de origem animal. Desta forma a pesca acima de tudo é a captura de uma criatura viva que por sua vez se tornará alimento.

Duas questões me vem a tona neste momento, o homem primitivo pescava apenas para o sustento, sem forma de armazenar o peixe, pescava somente a porção para a refeição do dia, certo que amanhã no mesmo local (Pesqueiro) teria novamente peixes para nova captura. Por que nós homens modernos, evoluídos, estudados, cheio de informação vamos a um pesqueiro e enquanto não acabar o peixe não paramos de empilha-los na margem do rio, praia ou dentro de embarcações?

Isto seria esporte? Isto seria inteligência? Seria este mesmo homem evoluído?

Vou ao ponto que alguns esportes tem origem na caça e sobrevivência do ser humano, assim como modalidades de arco e fecha e tiro ao alvo evoluirão para não mais sacrificar criaturas como alvo, a pesca para ser esporte não pode ocorrer o sacrifício do peixe (Alvo).


Meu caro, se você comete o erro de dizer que tem por esporte a pescaria e continua levando o peixe para casa, desculpe minha sinceridade, mas você não é um pescador esportista, você na verdade é um pescador predador.

Talvez você pense agora, mas no mar está cheio de peixes, mas se eu não levo os outros levam. Cada um faz sua parte, se todos começarem a levar cada peixinho para casa, ocorre o que muitas vezes vemos em certas localidades que algumas espécies de peixes estão extintas.

Não vou muito longe, as Saicangas e Jacundás que eram abundantes em qualquer rio de águas frias e rápidas praticamente não existe mais. Onde estão os Surubins, os Robalos? O pobre Lambari, agoniza em poucos redutos naturais, ainda por cima aonde tem, levam cada exemplar que nem chegou a maturidade de reprodução.

Está na hora do ser humano evoluir, o peixe para a pesca esportiva não é uma presa é apenas um parceiro para a prática. Temos que trata-lo com respeito, com carinho, pois afinal sem ele qual é o objetivo do próprio esporte?

Espero que você que está lendo este meu desabafo, meu apelo, seja realmente um pescador por esporte, se ainda não é, experimente soltar o peixe, só uma vez, perceberás que soltar o peixe capturado é tão gratificante quanto pega-lo.

Pampo sendo solto.


O que fiz para substituir o peixe capturado, o dito troféu ? Bem substitui o sacrifício do peixe por fotos, por este blog, pela satisfação de solta-lo e ver retornar a vida. Hoje poço dizer que este ritual é parte integrante de minha pescaria, claro que a tralha aumentou, pois também tenho como equipamento a máquina fotográfica, mas cada foto que tiro pode durar mais que o próximo peixe, sendo um memorial de uma criatura espetacular da natureza.


Nenhum comentário:

Postar um comentário