domingo, 24 de fevereiro de 2013

Caça as Trutas II

Neste final de semana, como trabalhei sábado, decidi por ficar com a família, a proposta foi conhecermos mais alguns pesque e pagues de trutas. A escolha foi o pesque e pague Vale das Trutas em Rodeio-SC.

Placa do Circuito Vale Europeu

O Vale das Trutas foi pioneiro na região, quando ninguém falava em truta na região, já era possível pescar e se deliciar com os pratos servidos no restaurante. Saímos rumo a Rodeio, foi toda a família, a intenção era pescarmos e depois almoçarmos.

Restaurante Rustico Vale das Trutas

Tudo muito lindo mas sem Truta.


Chegamos cedo no Vale das Trutas, muito fácil de achar, bastou entrar na cidade de Rodeio perguntar a alguém que indicou a entrada que era logo em frente as esquerda. Foi só seguir as placas e estávamos na frente da propriedade, trajeto muito  tranquilo, praticamente tudo paralelepípedo, com estrada de chão por apenas alguns quilômetros (Acho que não deu um). Já de chegada uma placa indicava que o local fazia parte do circuíto Vale Europeu, um programa de turismo de Santa Catarina.

Logo descemos do carro e fomos aos tanques de Truta. Para nossa decepção, não tinha Trutas, isto mesmo, somente tinham filhotes. Segundo funcionários devido a um entupimento no fornecimento de água corrente que vem de um riacho próximo, os peixes morreram, uma tragédia. Bem vai ficar para próxima.

Todos desanimados, ficou a pergunta, almoçamos aqui ? Procuramos outro lugar?
A opção para não errar foi irmos para Gastar no Trutas Bertold, sabia que ali não teria erro.
E realmente não teve, o local estava muito lotado, muita gente, que bom assim o local fica de certa forma preservado e lucrativo, afinal ninguém tem o trabalho de criar trutas e pleno 40o C como dá Blumenau sem ter lucratividade.

Almoçamos um espetacular rodízio de Trutas, Truta defumada, truta ao alho e olho, com nozes, com alcaparras  com molho branco, postinhas fritas e para deixar tudo bem claro que o negócio é truta mesmo, patê de Truta defumada. Sabe a gente acaba fazendo pecado, como diria o ditado.

Tanques de truta no Bertoldi

Após o almoço fomos a pescaria, a intenção era pegar 2 trutas. Coloquei apenas uma montana com empate de aço flexível  na ponta e mandei ver. Notei que as trutas estavam meio cansadas, muita gente ao redor o tempo todo. Mas depois de alguns arremessos a primeira truta belisca a isca. Que animal majestoso, mais uma vez me dá pena ter que levar para casa uma criatura dessas, mas essas foram criadas para isto, como diz minha esposa. O peixe é muito forte e com o equipamento ultra-leve que estava, parecia que estava laçando um touro, tive que esperar o bicho cansar para tirar da água.

Troquei a isca para uma Selelepe da Deconto, assim podia arremessar mais longe, e tão logo arremessei, acho que talvez devido a isca trabalhar ao fundo do tanque já peguei outra, muito grande, acho que pelo menos 1 kilo. Mandei para a limpeza e ao voltar minhas meninas pediram que queriam pescar um "Tay-men" como chamam. (Devido ao Tay-Mem que vive na Mongólia, a maior truta do mundo).

Primeiro foi a Gracyanne, que fisgou o monstro de quase um kilo e foi valente o suficiente para pucha-la para fora da água. Ufa!! falou ela muito cansada.
Depois foi a vez da Angeli, minha filha mais velha a Katiane ficou do lado monitorando, tínhamos medo que a truta iria puxar ela para dentro da água. E quase foi, ao fisgar o bicho puxou forte e ela quase caiu dentro do tanque, se não fosse ela escorar os joelhinhos na beirada do tanque iriamos tira-la de dentro da lagoa.

Grande Trutas 2 deu 2,200kg

Primeira Truda da Gracyanne

Primeira Truta da Gigi.

Todos muito felizes, viemos para casa com muitas histórias para contar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário